Notícia

Cuidar do patrimônio público é lema na escola Edméa Ladevig

Por CBTM

28/03/2013 18h29


Na escola Edméa Ladevig, a palavra 'cuidar' é hábito diário dos cerca de 500 alunos do 6º ao 9º ano e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). É o projeto 'Nossa escola, nossa cara', cujo objetivo é preservar o patrimônio público e propiciar um ambiente favorável à aprendizagem.

A iniciativa criou o sentimento de pertencimento nos alunos, mas isso não foi conquistado da noite para o dia, conta a diretora Miriam Blum Cardoso. Foi trabalho a longo prazo desenvolvido por ela e equipe durante 12 anos. O reflexo não é difícil notar - a escola é limpa e bem conservada.

"Aqui temos um lema: quebrou, tem que consertar. O aluno entende que a escola é dele. Eles mesmos falam se há mesa riscada, se o ventilador está quebrado. Não se quebra uma cadeira há dois anos e não tem pichação. Há respeito e regra, hora de brincar, se divertir e aprender", conta a diretora, lembrando que há anos a unidade era conhecida pelo vandalismo. Segundo ela, tudo é decidido em conjunto. "Nada é imposto. Colocamos espelhos nos lavatórios do pátio e nos banheiros porque eles pediram e está tudo conservado".

Estudantes entendem seu papel
Na vitalidade própria da idade, os alunos entendem seu papel. "Ajudamos a arrumar as cadeiras e a manter a higiene do colégio, a não riscar a carteira, nem colocar chiclete embaixo da mesa. Em vez da escola durar dez anos, vai durar 20, 30, 40. Por que vou destruir o que outros podem usufruir?", diz Kaio César Meireles, 14 anos.

Jaqueline Vieira, 14, também é consciente. "Aqui é nosso ambiente de estudo. Uma escola organizada é melhor para estudar". Para Aisley Matheus, 13, "a escola estando bem, ficamos bem. Também evitamos falar palavrão". Já Beatriz Rezende, 13, 'fiscaliza'. "Ficamos de olho nos colegas". E Jhonatan Lopes, 13, ratifica: "Tomamos conta do que é nosso".

Para a professora de educação especial na unidade, Valéria Paixão, trabalhar ali é um grande prazer. "Fico encantada, há tempos não via as crianças tendo respeito com o patrimônio. Elas se sentem parte da escola", afirma, ressaltando a diversão saudável existente no local. "O recreio é gostoso, tem música e é todo mundo feliz".

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?