Por CBTM
Depois de Caroline Kumahara, que causou sensação ao vencer a japonesa Ishikawa Kasumi, que ocupa a nona posição no Ranking, a Seleção Brasileira formada por Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro fez história nessa sexta-feira, superando a Suécia e garantido uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Equipes, que acontece na China.
Outro fato marcante chamou a atenção dos especialistas. Pela primeira vez essa fase da competição reunirá Seleções dos cinco continentes. Além dos chineses, os mestres tradicionais do esporte, a Europa, África, América Latina e Oceania estão representados. Na parte da manhã, a Austrália surpreendeu a Polônia no evento feminino e, à tarde, Egito e Brasil se classificaram no masculino.
--- Eu acho que é o maior dia no Tênis de Mesa brasileiro --- afirmou Cazuo Matsumoto, o atual nº 1 das Américas.
Cazuo teve participação fundamental na vitória sobre a Suécia, superando na estreia Jens Lundqvist por 3 a 1 (11-2, 8-11, 11-5, 11-6) e Mattias Karlsson no quarto jogo, por 3 a 2 (11-5, 8-11, 8 -11, 11-6, 11-8). Thiago perdeu para Kristian Karlsson, por 3 a 1 (11-6, 12-10, 9-11, 11-9)., e nas duplas, com Gustavo Tsuboi, os suecos Kristian Karlsson e Mattias Karlsson também venceram por 3 a 0 (11-9, 11-4, 11-8).
Com o duelo empatado em 2 a 2, Gustavo Tsuboi entrou em ação para enfrentar Jens Lundqvist. A partida foi marcada pela emoção, com o brasileiro salvando um Match Point no quarto set, quando perdia por 2 a 1, com 10 a 9 para o adversário. Com personalidade e concentração, conseguiu reverter a situação marcando três pontos seguidos e fechando em 12 a 10.
No quinto set, Gustavo saiu na frente fazendo 4 a 1. Depois de um pedido de tempo, Jens Lundqvist voltou melhor e virou para 5 a 4. Isso deixou os brasileiros apreensivos, mas Gustavo mostrou novamente personalidade e foi marcando um ponto atrás do outro até chegar a 10 a 6. Jens Lundqvist salvou o primeiro match point, mas não o segundo e o Brasil derrotou a Suécia e garantiu presença nas quartas de final.
O próximo adversário será o Japão, nesse sábado, às 12:30 horas (local). No feminino, a equipe formada por Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Lígia Silva perdeu para Japão e Alemanha e foi eliminada.