Notícia

Mesatenista paralímpico de Santa Catarina dá verdadeira lição de vida

Por CBTM

18/04/2013 21h03


Um mesatenista de Criciúma, sul do estado de Santa Catarina, vem se mostrando um exemplo de superação e amor ao esporte, uma verdadeira lição de vida. Felipe Figueiredo superou as dificuldades de um tumor bastante agressivo na perna e hoje brilha no Tênis de Mesa.

O menino de 16 anos, começou cedo no esporte, sua promissora carreira crescia, mas sem que ele soubesse um raro e agressivo tumor também se desenvolvia em sua perna.  

--- O tumor já estava com 30 centímetros e os médicos me disseram que ninguém possui um sarcoma ósseo desse tamanho sem que se alastresse para o resto do corpo. Foi dito também que a taxa de mortalidade para esses casos era muito alta. Para minha sorte o tumor não se espalhou, ficou na perna mesmo ---, contou Felipe.

Após a constatação o jovem atleta passou a fazer quimioterapia, fato que não foi suficiente para vencer o câncer. Em 2009 Felipe fez uma complicada cirurgia, onde substituiu todo o fêmur por uma prótese interna. Foi quando um acidente atrapalhou sua recuperação.

--- Quando voltava para Criciúma para sessões de fisioterapia tivemos um acidente de carro. Quando chegamos ao hospital ninguém sabia interpretar a radiografia, por causa da minha prótese e foi receitado que apenas parasse com a fisioterapia. Depois disso minha perna atrofiou e quando estava quase recuperando os movimentos tive uma queda, e tive que passar por todo processo novamente ---, prosseguiu.

No ano de 2010 o escape de Felipe foi o Tênis de Mesa e ele começou a competir mesmo com uma perna atrofiada com ajuda de uma muleta. O menino que vivia desanimado finalmente voltou a sorrir.

--- Minha vida mudou, eu mesmo tinha muito preconceito quanto à deficiência e comecei a buscar e pesquisar e vi que várias pessoas deficientes levavam uma vida normal, casavam e tinham filhos. Depois disso voltei para São Paulo com meu médico, tomei coragem e decidi amputar a perna ---.

Em dezembro de 2010 o mesatenista deixou o hospital pronto para uma vida nova cheia de desafios e superação. Prova disso é Felipe vai ao treino todos os dias de bicicleta, e haja treino.

--- Ele é um atleta e independente das limitações dele ele tem os mesmos pensamentos e desejos do dia a dia de um atleta. Acredito que isso ajude muito, já que ele passa a não focar nesse problema dele e passa a focar na carreira de atleta, acredito que quanto mais ele conseguir fazer isso melhor para ele ---, falou Alexandre Guizi, seu treinador.

Felipe Figueiredo participou da Copa Brasil em Santos e agora treina para etapa do estadual e no mês de maio viaja para Piracicaba, onde se junta com a Seleção Brasileira Paralímpica para uma série de treinos.

--- Se eu fizer o mesmo que todos fazem terei o mesmo resultado de todos, sei que se quiser algo diferente, que no meu caso é ser o melhor na minha Classe, vou fazer o que for para conquistar meu objetivo ---, finalizou o atleta da Classe 07.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?