Notícia

Três brasileiros estão nas semifinais da III Copa ITTF Latino-Americana

Por CBTM

21/04/2013 02h23


As semifinais da III Copa ITTF Latino-Americana, realizada na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, foram definidas no início da noite desse sábado e terão as presenças dos três brasileiros que participam da competição.

O único que ainda pode estragar a festa é o chinês naturalizado dominicano Lin Ju, que enfrentará Gustavo Tsuboi (foto), às 17h (18h pelo horário de Brasília), nesse domingo. Um pouco mais cedo, às 16:20h (local), haverá o duelo caseiro entre Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro.

Cazuo se classificou em primeiro lugar na fase de grupos com duas vitórias sobre o mexicano Marcos Madrid e o argentino Pablo Tabachnik. Nas quantas de final, derrotou o chileno Felipe Olivares, por 4 a 2, com parciais de 11-9, 8-11, 11-6, 9-11, 11-4, 11-3.

Thiago fez uma campanha parecida, superando o argentino Gaston Alto e o porto-riquenho Hector Berrios. Depois, enfrentou José Miguel Ramirez, da Guatemala, e conseguiu garantir a vaga na semifinal com uma vitória por 4 a 1, parciais de 11-9, 11-8, 9-11, 11-6, 11-6.

A partida entre Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro representa a manutenção da hegemonia que o Brasil tem nas Américas há anos, desde a época do saudoso Claudio Kano e do agora técnico Hugo Hoyama, que acompanha nessa competição a equipe feminina.

O resultado é imprevisível, pois são dois atletas de alto nível. Cazuo é o atual 45º colocado do Ranking Mundial e está em excelente fase, enquanto Thiago tem a experiência de três Olimpíadas e mais de dez anos disputando a Liga Francesa.

Na outra semifinal, a pedra no caminho dos brasileiros é Lin Ju, que joga em casa e eliminou o mexicano Marcos Madrid, depois de duas vitórias tranquilas na fase de grupos sobre o paraguaio Marcelo Aguirre e José Miguel Ramirez, da Guatemala.

Lin ju foi campeão dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo (2003) e no Rio de Janeiro (2007). Seu estilo defensivo sempre foi um problema para os brasileiros, mas o próprio Gustavo Tsuboi já mostrou em outras oportunidades que pode vencê-lo.

Gustavo passou pelo chileno Felipe Olivares e pelo dominicano Emil Santos na primeira fase e depois garantiu presença na semifinal vencendo o argentino Gaston Alto, por 4 a 1, com parciais de 11-5, 11-4, 8-11, 11-5, 11-8.

No feminino, depois de eliminar Ligia Silva, Caroline Kumahara tem pela frente a mexicana Yadira, às 15:40h (local). A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?