Notícia

Campanha histórica é reflexo do desenvolvimento do Tênis de Mesa brasileiro

Por CBTM

07/05/2013 05h56


Desde a época de Ivan Severo e Dagoberto Midosi, primeiros representantes do país em um Campeonato Sul-Americano, em 1947, o Tênis de Mesa brasileiro mantém uma hegemonia que não é vista em nenhuma outra modalidade.

Em praticamente todas as competições disputadas nas Américas, da categoria mirim a adulta, os atletas do país saem vitoriosos, mas o que aconteceu no Sul-Americano Infantil-Juvenil de Rosário, na Argentina, dificilmente será superado.

No total foram 24 medalhas: 13 de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Com exceção do Torneio Juvenil feminino, o Brasil comemorou o título em todos os outros eventos, no individual, duplas e equipes, masculino e feminino, nas duas categorias.

--- O Brasil levou 13 dos 14 ouros possíveis! Foi um campeonato perfeito que vai ficar para a história, com um recorde de medalhas difícil de ser superado --- destacou o técnico Guilherme Simões, que dividiu os trabalhos com Reinaldo Hídeo Yamamoto.

A temporada 2013 ainda não chegou na metade e as conquistas já foram muitas. Cazuo Matsumoto foi o primeiro sul-americano a conquistar uma etapa do circuito mundial promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) na Europa, o Aberto da Espanha.

Depois, na Copa do Mundo de Seleções realizada na China, derrotou o japonês Jun Mizutani e pela primeira vez entrou para o Top 50 do Ranking Mundial. No mesmo evento Caroline Kumahara venceu a também japonesa Kasumi Ishikawa e subiu 24 posições.

No final de abril, Thiago Monteiro conquistou pela segunda vez o título da Copa ITTF Latino-Americana, que aconteceu em Santo Domingo, superado da decisão um atleta que sempre deu trabalho aos brasileiros, o chinês naturalizado dominicano Lin Ju.

É importante destacar que o país não ficou parado no tempo e vem se desenvolvendo graças ao trabalho realizado por várias gerações. Se agora o Brasil é respeitado e está entre os melhores do mundo se deve ao fato de ter deixado para trás o amadorismo com que o esporte era administrado.

Uma das provas disso é a preparação de alto nível que a Seleção adulta está fazendo em São Caetano do Sul para a disputa do Campeonato Mundial da França, que acontecerá entre os dias 20 e 26 desse mês.

A CBTM contratou o especialista sueco Peter Karlsson, um dos maiores jogadores da história da modalidade, que entre outras conquistas importantes foi campeão europeu individual em 1994, e campeão mundial no torneio de duplas em 1991, e chegou a ocupar o quarto lugar no Ranking Mundial.

Além dele, participam das atividades o francês Jean-René Mounie e o agora técnico Hugo Hoyama, todos supervisionados pelo Coordenador Lincon Yasuda. Uma equipe de profissionais do mais alto gabarito, a altura da seriedade com que o Tênis de Mesa é tratado no país, que é modelo e exemplo para os demais da América-Latina.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?