Notícia

Amapá faz proposta e deve receber Seleção Francesa para aclimatação em 2016

Por CBTM

09/05/2013 17h00


A Delegação do Amapá foi um dos destaques do Campeonato Guiana-Antilhas, que aconteceu na Martinica entre os dias 28 e 31 de março. O evento foi marcado pelo alto nível técnico dos atletas e se traduziu em uma palavra para os amapaenses: superação!

Em 2011, quando participaram pela primeira vez deste evento, os amapaenses sentiram o poderio dos mesatenistas deste eixo e já sabiam que partidas duríssimas os aguardavam e que a torcida local sempre extremamente participativa, acirraria ainda mais os confrontos.

Apesar do cansaço da viagem, os brasileiros comandados pelo técnico Cubano Pavel Oxamendi, se superaram e demonstraram um perfeito espírito de equipe, com desempenhos que mereceram elogios não só da imprensa local, como também de representantes da Federação Francesa de Tênis de Mesa.

A nova geração do Amapá dominou a categoria Júnior, com os atletas Djalma Del Castillo Júnior (16 anos) e Felipe Monteiro (12 anos) conquistando ouro por equipes superando Guadalupe, por 3 a 2.

Os dois também fizeram a final individual da categoria, com Djalma superando seu parceiro de equipe por 3 a 2, mas o destaque foi o pequeno Felipe Monteiro, que superou na semifinal o atleta de Guadalupe considerado o mais forte do evento. Felipe perdia por 2 a 0 e, em uma virada fantástica, fechou a partida em 3 a 2.

Na competição de duplas masculinas, Raí Barros e Djalma Júnior ficaram com prata após perderem para a forte dupla da Guiana Francesa. O desempenho do Amapá chamou a atenção do Presidente da Federação Francesa, Christhian Palierne, que permitiu a presença do Oficial do Amapá, Alan Cardoso, em reunião antes restrita as delegações do eixo Guiana-Antilhas, onde vários acordos de cooperação e projetos ousados foram lançados.

--- Nunca imaginei que um dia o Tênis de Mesa do Amapá pudesse participar de uma mesa de discussões comandada pelo presidente de uma das federações mais fortes e organizadas do mundo. Por mais de 30 minutos pude expor nossas intenções de continuidade deste intercâmbio, como também de poder realizar esta competição em solo amapaense em 2014 e obviamente poder estabelecer intercâmbios com atletas e técnicos franceses --- afirmou o dirigente.

Segundo Alan, foi feita uma proposta ousada ao Presidente da FFTT, de receber a Seleção Francesa para aclimatar no Amapá para as olimpíadas de 2016, Durante o encontro foi apresentado o projeto de construção de um centro de treinamento em parceria com UNIFAP, e a possibilidade não foi descartada pelo presidente Palierne.

--- Um termo de cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa está sendo finalizado e irá oficializar todos os temas abordados nessa reunião. A delegação do Amapá se despediu da Martinica certa de que o investimento em intercâmbios com o eixo Guiana-Antilhas, iniciado em 2010, foi a grande virada do mesatenismo amapaense, que a partir de então poderá de fato vislumbrar uma evolução técnica com a colaboração de uma das maiores federações do mundo --- completou Alan.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?