Notícia

Rio 2016: governo fará investimento de 1 bi para alcançar 10ª posição

Por CBTM

09/05/2013 19h47


Com esperança de que o Brasil ganhe 12 posições e termine as Olimpíadas do Rio de Janeiro na décima colocação geral, o governo brasileiro vai recorrer à ajuda de oito estatais para investimento de R$ 1 bilhão em atletas e seleções com alguma chance de conquistar uma medalha em 2016. O Ministério do Esporte já havia separado R$ 1,5 bilhão para atletas olímpicos até o ano dos jogos.

Dois terços do dinheiro para o Plano Brasil Medalhas, como o projeto foi batizado, sairá de um orçamento suplementar para o Ministério do Esporte até 2016. O restante virá do Banco do Brasil, BNDES, Caixa, Correios, Eletrobrás, Infraero, Petrobras e BNB. Estatais que já patrocinam atletas, seleções, federações e confederações.

De acordo com o Ministério do Esporte, apesar do orçamento definido, ainda não é possível dizer quantos atletas devem ser beneficiados e nem quanto será gasto em 2013. Também não foram anunciados até agora os critérios que o governo vai usar para decidir quem terá chances de medalha ou não daqui a três anos, em 2016.

O projeto havia sido oficialmente lançado, com presença da presidente Dilma Rousseff, em setembro do ano passado. Mas começou a ser detalhado e sair do papel com a edição da portaria número 83 que oficializou a iniciativa.

De acordo com a pasta do Esporte, na primeira quinzena de maio deve ser publicado o edital para inscrição com prazos e pré-requisitos dos que serão selecionados. Para valer, os recursos devem chegar para os atletas apenas no segundo semestre, cerca de um ano depois do lançamento oficial.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?