Notícia

Gustavo Tsuboi enfrenta o atual campeão Olímpico Zhang Jike

Por CBTM

16/05/2013 15h57


Nos últimos anos o Tênis de Mesa brasileiro vem apresentando um desenvolvimento notável e a presença de dois atletas na chave principal, entre os 64 melhores do Campeonato Mundial que acontece em Paris, na França, comprova essa evolução no cenário internacional.

Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi não são apontados como favoritos nos duelos dessa quinta-feira, mas ambos demonstraram nas últimas competições que podem surpreender. A temporada ainda não chegou nem sequer a metade, mas já é marcada por conquistas.

Cazuo foi o primeiro Sul-americano a vencer uma etapa do Circuito Mundial promovida pela ITTF na Europa, o Aberto da Espanha. Depois, na Copa do Mundo de Seleções realizada na China, derrotou o japonês Jun Mizutani, que ocupava a nona posição do Ranking.

Graças a esses resultados, o brasileiro apareceu em abril desse ano pela primeira vez no Top 50 e nessa quinta-feira enfrentará, às 14:45h (horário de Brasília), um jogador que também luta para se aproximar pelotão de elite, o representante da China Taipei, Chen Chien-Na, atual nº 52 do mundo.

A missão de Cazuo é complicada, mas parece muito mais simples se comparada a que Gustavo Tsuboi terá pela frente (a partir das 15:30h pelo horário de Brasília). O adversário será o chinês Zhang Jike, candidato ao título ao lado dos compatriotas Xu Xin, Ma Lin, Ma Long e Wang Hao.

Zhang Jike conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e, em 2011, ficou com o título no Campeonato Mundial realizado em Roterdã, na Holanda. Atualmente é o 4º colocado do Ranking, que chegou a liderar de junho a dezembro do ano passado.

Embora esteja ciente das dificuldades, Gustavo Tsuboi mantém a tranquilidade e entra confiante, pois sabe que a responsabilidade de vencer é toda do adversário, o que com certeza vai deixá-lo mais a vontade para arriscar as jogadas sem medo de errar.

Além disso, está com a confiança em alta por causa do retrospecto positivo. Em janeiro, no Aberto da Áustria, Gustavo conseguiu uma vitória expressiva sobre o francês Adrien Mattenet, 28º do Ranking, e depois enfrentou de igual para igual o japonês Kazuhiro Chan, o 32º.

A torcida é grande, mas sejam quais forem os resultados dos jogos dessa quinta-feira, uma coisa é certa: o Brasil está na rota do desenvolvimento e com a excelente fase de Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi, a experiência de Thiago Monteiro e o surgimento de novos atletas como Hugo Calderano, Eric Jouti e Vitor Ishiy, a meta de ter dois atletas entre os 50 melhores do mundo até 2016 não parece tão distante assim.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?