Por CBTM
Após uma primeira edição bem sucedida, que contribuiu para a capacitação de doze atletas em transição de carreira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta quinta-feira, dia 16, o segundo grupo de beneficiados pelo Programa de Apoio ao Atleta (PAA).
Entre os selecionados estão medalhistas olímpicos e pan-americanos, ao todo oito atletas que tiveram destaque defendendo as cores do Brasil: Anderson de Oliveira Rodrigues (voleibol); Fabiola Molina (natação); Lara Puglia Teixeira (nado sincronizado); Marcelo Machado (basquete); Monique Ferreira (natação); Pedro Cunha (vôlei de praia); Raquel Peluci (voleibol); e Vicente Lenilson (atletismo).
Além dos atletas contemplados, estiveram presentes ao lançamento de segunda edição do PAA o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire; o superintendente de educação corporativa do Comitê Olímpico Brasileiro, Augusto Heleno Pereira; a gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, Soraya Carvalho; a atleta Daiane dos Santos, participante da primeira edição do programa, entre outros.
--- Vejo no Programa de Apoio ao Atleta uma oportunidade de conhecimento muito grande, e uma ótima oportunidade que o COB está nos dando para utilizarmos após a vida de atleta nossa experiência esportiva --- disse Marcelinho Machado, que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012.
--- Tenho uma ideia do que quero ser depois que parar, mas ainda não é nada certo. A única coisa que tenho certeza é que estou muito mais próximo do fim da carreira. Estou mais próximo de ser um gestor do que um treinador. A vida de treinador teria uma rotina muito parecida com a que eu tenho hoje como atleta, com muitos treinos, viagens e distância da família. Acho que a carreira como gestor é mais compatível com o que eu espero do futuro --- completou o tricampeão pan-americano.
Realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de educação do COB, o PAA dará suporte e planejamento à formação global dos atletas, com o objetivo de prepará-los da forma mais adequada para quando deixarem o esporte de competição e assumirem uma nova atividade profissional. ?O desafio dos atletas não é fácil. Decidir que chegou a hora de parar e fazer a transição, sem uma preparação, é muito difícil. A ideia do Instituto Olímpico Brasileiro é cada vez atender o atleta mais cedo?, disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
--- É fundamental para o nosso futuro termos atletas buscando opções nas mais diversas áreas, para poderem continuar no esporte. Os atletas já têm um grande conhecimento, uma bagagem e uma vivência esportiva que não se aprende em livros --- completou Nuzman.
Assim como na primeira edição, nesta segunda fase de funcionamento, o PAA atenderá ao núcleo de atletas que encerraram ou estão próximos de encerrar suas carreiras e que desejam se preparar para enfrentar o mercado de trabalho de forma planejada e coerente com suas aptidões. O grupo será beneficiado por meio de diferentes serviços, tais como: oportunidades de estágios, programas de trainees e vivências profissionais; aquisição de bolsas de estudos em diferentes áreas; e participação de processos de coaching e análise de perfil, visando à criação de um plano de desenvolvimento de carreira profissional.
O programa dura em média um ano e uma das principais atividades é o processo de Coaching, liderado pelo ex-capitão da seleção brasileira de vôlei Antônio Carlos Moreno, com quatro participações em Jogos Olímpicos. Todos os atletas passarão por um ciclo de atendimentos, totalizando, em média, 12 sessões por ano, que visam alcançar alguns objetivos, entre eles: enaltecer os pontos fortes; ensinar a lidar com os pontos fracos; ajudar a descobrir seus objetivos e como alcançá-los; propiciar autoconhecimento; ajudar a nortear as ações para conquistar objetivos.
A primeira turma do PAA contou com os seguintes atletas: Adriana Behar (vôlei de praia), Bruno Souza (Handebol), Camila Carvalho (Remo), Cassius Duran (Saltos Ornamentais), Daiane dos Santos (Ginástica Artística), Daniela Polzin (Judô), Hugo Hoyama (Tênis de Mesa), Emanuel Rêgo (Vôlei de Praia), Marina Canetti (Polo Aquático), Marcelo Elgarten (Vôlei), Maurren Maggi (Atletismo) e Nalbert Bittencourt (Vôlei).
--- Foi gratificante fazer parte da primeira turma do PAA. Essa preocupação do COB em dar apoio aos atletas nessa transição foi algo muito importante. Normalmente o atleta não se vê fora do esporte, mas precisa saber que existe vida fora dele. O programa nos faz enfrentar nossos medos com muito mais segurança. Espero que os atletas da nova turma aproveitem o máximo possível --- disse Daiane dos Santos, presente ao lançamento da segunda turma do Programa de Apoio ao Atleta.
O IOB - O Instituto Olímpico Brasileiro é o departamento de educação do COB. O seu objetivo é gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento. Em cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.