Por CBTM
Os chineses estão acostumados a subir no degrau mais alto do pódio, mas nesse domingo, na cerimônia do Torneio de Duplas masculino do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Paris, na França, Ma Lin e Hao Shuai tiveram que se contentar em receber a medalha de prata.
Apesar disso, para os torcedores que lotaram o ginásio e viram durante o dia o que a modalidade tem de melhor, não fez a menor diferença, pois Chen Chien-An e Chuang Chih-Yuan, representantes da China Taipei, ficaram com o título depois de vencerem a final por 4 a 2.
O único ouro que realmente não foi parar nas mãos dos chineses foi conquistado no dia anterior pelos norte-coreanos Kim Jong e Kim Hyok Bong no Torneio de Duplas Mistas, que derrotaram em uma decisão histórica os sul-coreanos Sangsu Lee e Youngsook Park, garantindo o primeiro ouro do país nessa categoria.
Nesse domingo, Ma Lin e Hao Shuai venceram o primeiro set por 11-9 e deram a impressão de que a história do jogo seria diferente. No entanto, Chen Chien-An e Chuang Chih-Yuan responderam a altura e devolveram a derrota apertada, por 12-10.
A dupla campeã levou a melhor também no terceiro e quarto sets, fechando em 11-6 e 13-11, levou um susto no quarto e perdeu por 11-9, mas impediu a reação dos adversários e liquidou a fatura com um 11-8. O bronze ficou com os japonses Seiya Kishikawa e Jun Mizutani, e com os chineses Wang Liqin e Zhou Yu.
A ilha de Taiwan, situada a 200 quilômetros da costa da China, foi ocupada em 1590 pelos portugueses, que estabeleceram ali um entreposto comercial, chamado por eles de Formosa. Só em 1661 os chineses tomaram posse dela e a transformaram em província.
No fim da Segunda Guerra Mundial, a China era governada pelo Partido Nacionalista (Kuomingtang) tendo como presidente Chiang Kai-shek. Mas, derrotados pelos comunistas de Mao Tsé-tung, os nacionalistas tiveram que fugir e se refugiaram na ilha de Taiwan, que se tornou um país independente sob o nome de República da China.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de sIncentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.