Notícia

Chineses Zhang Jike e Wang Hao se enfrentam em mais uma decisão

Por CBTM

20/05/2013 02h26


No início da semana passada, o Campeonato Mundial começou em Paris, na França, com a participação de 464 competidores, que foram ficando pelo caminho até restarem apenas os quatro primeiros colocados do Ranking: Xu Xin, Ma Long, Wang Hao e Zhang Jike.

A expectativa é grande para a decisão do título, que acontece nessa segunda-feira, às 15:30h (10:30h pelo horário de Brasília), entre dois atletas que se enfrentaram nas finais do Mundial de Roterdã (2011) e dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. Em ambas oportunidades, Zhang Jike (esquerda) venceu Wang Hao.

Apesar do retrospecto negativo, Wang Hao tem experiência suficiente para superar a pressão psicológica e talento para derrotar seu adversário. Além disso, essa é a chance de calar os críticos, que sempre fazem questão de lembrar os fracassos nas finais das Olimpíadas de Atenas, Pequim e Londres.

Por outro lado, Wang Hao também tem muitos admiradores, que o consideram um dos maiores jogadores de todos os tempos. Desde 2002, na cidade do Cairo, no Egito, o chinês conquistou treze títulos em etapas do Circuito Mundial. Além disso, venceu três edições da Copa do Mundo e foi campeáo Mundial em Yokohama, no Japão (2009).

Entre os anos de 2004, 2008 e 2011, Wang Hao liderou por um bom tempo o Ranking e, mesmo quando não estava em primeiro, sempre permaneceu no Top 10. Por duas vezes, em Guangzhou  (2003) e Hong-Kong (2006), ele foi campeão do Pro Tour Grand Finals

Zhang Jike é menos experiente, mas tem talento de sobra e já provou isso várias vezes. A confiança é grande, principalmente porque a responsabilidade de vencer é do adversário, que está na obrigação de dar o troco para acabar com a fama de vice. Esse sem dúvida é um jogo que promete pegar fogo e merece ser visto.

Além das conquistas em Roterdã e Londres, os principais títulos da carreira de Zhang Jike foram quatro etapas do Circuito Mundial e a Copa do Mundo de 2011, também em Paris. No ano passado, de junho a dezembro, figurou como nº 1 do Ranking, mas agora está em quarto e luta para recuperar a posição.

Zhang Jike se classificou para a final com uma vitória sobre Xu Xin, por 4 a 0 (8-11, 2-11, 9-11, 10-12), enquanto Wang Hao teve um pouco mais de trabalho para derrotar Ma Long, por 4 a 2 (11-9, 11-7, 11-3, 7-11, 12-14, 11-3).

Seja quem for o vecedor, a missão já está cumprida e os chineses mais uma vez mostraram que estão muito a frente. Assim como no masculino, no feminino o domínio foi absoluto e Li Xiaoxia ficou com o título depois de vencer Liu Shiwen.

Na terceira posição terminaram Zhu Yuling e Ding Ning. As quatro ainda participam nessa segunda-feira da final do Torneio de Duplas. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?