Por CBTM
No início da semana passada, o Campeonato Mundial começou em Paris, na França, com a participação de 464 competidores, que foram ficando pelo caminho até restarem apenas os quatro primeiros colocados do Ranking: Xu Xin, Ma Long, Wang Hao e Zhang Jike.
A expectativa é grande para a decisão do título, que acontece nessa segunda-feira, às 15:30h (10:30h pelo horário de Brasília), entre dois atletas que se enfrentaram nas finais do Mundial de Roterdã (2011) e dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. Em ambas oportunidades, Zhang Jike (esquerda) venceu Wang Hao.
Apesar do retrospecto negativo, Wang Hao tem experiência suficiente para superar a pressão psicológica e talento para derrotar seu adversário. Além disso, essa é a chance de calar os críticos, que sempre fazem questão de lembrar os fracassos nas finais das Olimpíadas de Atenas, Pequim e Londres.
Por outro lado, Wang Hao também tem muitos admiradores, que o consideram um dos maiores jogadores de todos os tempos. Desde 2002, na cidade do Cairo, no Egito, o chinês conquistou treze títulos em etapas do Circuito Mundial. Além disso, venceu três edições da Copa do Mundo e foi campeáo Mundial em Yokohama, no Japão (2009).
Entre os anos de 2004, 2008 e 2011, Wang Hao liderou por um bom tempo o Ranking e, mesmo quando não estava em primeiro, sempre permaneceu no Top 10. Por duas vezes, em Guangzhou (2003) e Hong-Kong (2006), ele foi campeão do Pro Tour Grand Finals.
Zhang Jike é menos experiente, mas tem talento de sobra e já provou isso várias vezes. A confiança é grande, principalmente porque a responsabilidade de vencer é do adversário, que está na obrigação de dar o troco para acabar com a fama de vice. Esse sem dúvida é um jogo que promete pegar fogo e merece ser visto.
Além das conquistas em Roterdã e Londres, os principais títulos da carreira de Zhang Jike foram quatro etapas do Circuito Mundial e a Copa do Mundo de 2011, também em Paris. No ano passado, de junho a dezembro, figurou como nº 1 do Ranking, mas agora está em quarto e luta para recuperar a posição.
Zhang Jike se classificou para a final com uma vitória sobre Xu Xin, por 4 a 0 (8-11, 2-11, 9-11, 10-12), enquanto Wang Hao teve um pouco mais de trabalho para derrotar Ma Long, por 4 a 2 (11-9, 11-7, 11-3, 7-11, 12-14, 11-3).
Seja quem for o vecedor, a missão já está cumprida e os chineses mais uma vez mostraram que estão muito a frente. Assim como no masculino, no feminino o domínio foi absoluto e Li Xiaoxia ficou com o título depois de vencer Liu Shiwen.
Na terceira posição terminaram Zhu Yuling e Ding Ning. As quatro ainda participam nessa segunda-feira da final do Torneio de Duplas. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.