Notícia

Iranildo Espíndola conquista ouro inédito para o Brasil na Eslováquia

Por CBTM

23/05/2013 17h04


O brasileiro Iranildo Espíndola conquistou, nessa quinta-feira, a medalha de ouro na Classe 2 do Torneio Individual do Aberto da Eslováquia, etapa Fator 40 do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa na cidade de Bratislava.

Depois de vencer o nº 1 do Ranking, o coreano Kim Kyung Mook, Iranildo conseguiu outro feito histórico ao derrotar na final o russo Sergey Poddubnyy, atual Campeão Mundial, em uma partida emocionante, que terminou 3 a 2. Na terceira posição terminaram Kim Kong Yong e o representante da República Tcheca, Jiri Suchanek.

Iranildo começou perdendo o primeiro set por 11-5, mas não se abateu e conseguiu empatar em seguida fechando o segundo em 11-8. No terceiro, viu seu adversário abrir vantagem novamente (11-6), mas teve equilíbrio emocional para suportar a pressão e reverter o placar, vencendo os dois últimos sets com um duplo 11-6.

Essa foi a primeira medalha de ouro obtida pelo jogador em uma etapa do Circuito Mundial Fator 40, que vale mais pontos para o Ranking Mundial e sempre é muito mais difícil por causa do alto nível técnico dos participantes.

O país foi representado nessa categoria por outros dois atletas, Guilherme Costa, que não passou da fase de grupos, e Ronaldo Souza, que se classificou em segundo lugar e venceu o italiano Giuseppe Vella, nas oitavas de final. Depois, depois perdeu para russo Sergey Poddubnyy e foi eliminado.

Iranildo terminou em primeiro lugar na fase de grupos e entrou direito nas quartas de final, vencendo o eslovaco Rastislav Revucky. Depois, superou na semifinal o décimo do Ranking, o tcheco Jiri Suchanek, por 3 a 2, antes de conquistar o título inédito repetindo o placar na decisão.

Iranildo Espíndola é o atual campeão Parapan-Americano da Classe 2 e também conquistou, no México, o ouro do Torneio de Equipes ao lado do amigo e parceiro Ronaldo de Souza, o que lhe rendeu o título de “Rei das Americas” entre os cadeirantes, pois foi eleito o melhor atleta da competição.

Experiente, já participou dos Jogos Paralímpicos de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?