Por CBTM
Depois de ficar com o bronze no Torneio Individual do Aberto da Eslováquia, etapa do Circuito Mundial Paralímpico promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa na cidade de Bratislava, o atleta Israel Stroh comemorou nesse sábado a conquista de mais uma medalha, em parceria com Paulo Salmin no evento de Equipes.
Seleções de cinco países estavam inscritas na Classe 8 e os brasileiros terminaram em terceiro lugar, com duas vitórias sobre os russos Vladimir Anikanov e Arsenty Shlyndrov, por 3 a 1, e sobre o combinado formado pelo venezuelano Carlos Fasanaro e o polonês Mariusz Olczak, por 3 a 0.
Os campeões dessa categoria foram os espanhóis Alvaro Alera e David Alonso, que saíram invictos da competição, depois de superarem os brasileiros, por 3 a 0, e os eslovacos Miroslav Jambor e Richard Csejtey, que levaram a medalha de prata, por 3 a 2.
Apesar de jovem, Paulo Salmin é um atleta experiente. Conquistou o ouro no Torneio de Equipes no Parapan de Guadalajara e a prata no Individual. Disputou os Jogos Paralímpicos de Londres, mas agora vê a concorrência interna aumentando.
Prova disso é a ausência de Paulo Salmin na lista de brasileiros que participarão do Campeonato Parapanamericano, que acontecerá entre os dias 9 e 13 de outubro, em Piracicaba, que é classificatório para o Campeonato Mundial.
Israel Stroh e João Fernando Nascimento venceram a seletiva que aconteceu no início desse ano e Luiz Manara acabou ficando com a terceira vaga por indicação técnica.
Israel Stroh passa por excelente fase. Em 2012 foi campeão das etapas do Circuito Copa Brasil em Natal e Aracaju, foi vice em Maringá, em Concórdia, e terminou em terceiro lugar jogando em casa, em Santos.
Além disso, conquistou a medalha de bronze no Torneio Individual do Aberto da França e terminou na mesma posição no evento de Equipes. Isso o fez aparecer pela primeira vez no Ranking, na 21ª posição. Atualmente é o 19º colocado.
--- Mais uma medalha aqui em Bratislava. Agora, um terceiro lugar em equipes, ao lado do amigo Paulo Salmin. Conquistei medalha nas duas competições disputadas aqui e nas quatro que disputei na Europa até agora. Semana que vem o destino é a Alemanha. Que eu mantenha essa média, e, por que não, mude a cor da medalha --- afirmou Stroh, que tem como meta disputar os Jogos de 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.