Por CBTM
Os Jogos Escolares da Juventude 2013 ganharam ainda mais corpo esta semana. Durante dois dias, segunda e terça-feira, o Comitê Organizador reuniu-se com gestores esportivos de 27 estados, responsáveis por fazer as pontes entre a organização e as escolas, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para debater as fases classificatórias e melhorias para a etapa nacional. A abertura foi feita pelo medalhista olímpico Bernard Rajzman, diretor técnico do COB.
Diversos assuntos foram abordados, como procedimentos de inscrição, detalhes do Regulamento, entre outros pontos que visam ao aperfeiçoamento das competições que envolvem atletas por todo o Brasil.
No primeiro dia, uma bela surpresa: o medalhista olímpico Ricardo Prado, presidente do Conselho de Esportes do Rio 2016™, falou de projetos relacionados aos Jogos Olímpicos.
--- Nosso plano de ação está bem encaminhado e gostaríamos, sempre que possível, de contar com a participação de vocês --- disse.
Durante o encontro, os gestores fizeram apresentações sobre as etapas municipais, regionais e estaduais, destacando informações importantes como datas, número de participantes, modalidades disputadas, escolas envolvidas, e outras particularidades.
--- Os Jogos Escolares do Amazonas reúnem 321 mil alunos de 658 escolas e 40 municípios --- afirmou Ricardo Marcos, da Secretaria de Estado da Juventude, Deporto e Lazer (Sejel), do Amazonas, lembrando as especificidades no quesito transporte.
Para Edgar Hübner, da direção geral dos Jogos Escolares, encontros como esse demonstram a evolução do maior evento de esporte estudantil do país.
--- Cumprimos nosso objetivo de manter o diálogo permanente, a transparência no processo de desenvolvimento do esporte escolar e a intenção de beneficiar o maior número possível de participantes --- lembrou.
Os Jogos Escolares da Juventude 2013 acontecem em Natal (RN) de 4 a 14 de setembro (12 a 14 anos) e, Belém (PA), de 7 a 16 de novembro (15 a 17 anos).