Por CBTM
Discutir o papel do esporte como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Este é o objetivo do I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social que traz para Brasília grandes nomes da Espanha e do Brasil para trocarem experiências de um país que já sediou grandes eventos para outro que será palco dos acontecimentos esportivos mais visados no mundo.
Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. Até 2016 o Brasil fica em maior evidência por conta destes eventos mundiais e as discussões sobre o assunto são ainda mais oportunas e desafiadoras. Neste sentido, o Simpósio Internacional nasce como espaço para temas atuais e relevantes no que diz respeito ao desenvolvimento esportivo brasileiro e hispano-americano.
O evento acontece no Instituto Cervantes, com a participação dos palestrantes Enrique Lizalde Gil, mestre em Administração e Direção do Esporte pelo Instituto Olímpico de Ciências do Esporte da Universidade Complutense de Madri (Espanha); Fernando París, doutor em Direção de Projetos pela Universidade de Zaragoza (Espanha); Guilherme Costa (foto), atleta de Tênis de Mesa da Seleção Brasileira Paralímpica; José Ricardo Rizzone, técnico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa Paralímpico; José Roberto Sfair Macedo; diretor Regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF); Júlio César Ribeiro, secretário de Esportes do GDF; Lamartine Pereira da Costa, professor e membro do Conselho de Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne (Suíça); Leila Gomes de Barros e Ricarda Raquel Barbosa, ex jogadoras da Seleção Brasileira de Voleibol; Ulisses de Araújo, doutor em Ciência da Educação Física pelo Instituto Superior de Cultura Física Manoel Farjado em Havana (Cuba).
O I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social vai abordar o papel fundamental do esporte na educação e na cultura, além de seu impacto transformador por meio de projetos sociais. Outro assunto a ser tratado são os grandes eventos como as Copas das Confederações e do Mundo, e as Olimpíadas.
A transformação da cidade de Barcelona (Espanha) a partir dos Jogos Olímpicos, os projetos sociais desenvolvidos pelo Governo do Distrito Federal, desafios do esporte paralímpico e cases de sucesso como projetos realizados pelo Sesc também serão tema de discussão no evento. Uma oportunidade única para destacar aspectos poucas vezes abordados, porém que são passíveis de um intenso debate e troca de experiências.
O projeto intitulado Esporte e Cultura: Instrumentos para o Desenvolvimento Social é composto por dois braços que se interligam: o I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social e a Exposição Cem Ídolos do Esporte, da artista plástica espanhola Carmen Cámara. A mostra acontece de 13 de junho a 20 de julho, no Instituto Cervantes.
As inscrições para o Simpósio são gratuitas e feitas pela internet. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto Cervantes www.brasilia.cervantes.es e enviar para o email eventos.brasilia@cervantes.es.
Serviço: Esporte e Cultura – Instrumentos para o desenvolvimento social
Exposição: De 13 de junho a 20 de julho
Visitação: de segunda a sexta-feira, de 11h às 21h.
Sábados, de 9h às 14h.
Seminário: Dia 12/06 de 18h30 às 22h30. Dia 13/06 de 8h às 18h
Local:
Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, conj. D, Asa Sul)