Por CBTM
A cúpula do movimento paralímpico desembarca em São Paulo nesta sexta-feira, 07. Catorze membros do Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês), incluindo o presidente da entidade, Sir Philip Craven, vão se reunir na capital paulista até domingo, para discutir temas como os Jogos do Rio-2016.
A reunião em solo brasileiro será o último encontro dos membros do IPC antes da Assembleia Geral, em novembro, em Atenas, na Grécia, quando serão realizadas as próximas eleições do IPC.
A última vez que o Brasil sediou uma reunião como essa foi em 2007. Agora, porém, será a primeira vez que o país receberá o encontro contando com um membro brasileiro integrante do Comitê Executivo do IPC: o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
--- É uma honra receber os membros do IPC aqui. É muito importante para o Brasil sediar a reunião, principalmente pelo fato de o país ser a sede dos próximos Jogos Paralímpicos. A partir de agora, o Comitê Executivo do IPC irá visitar cada vez mais o Brasil --- comenta Parsons.
Na pauta das reuniões, estarão assuntos relacionados a questões estratégicas do movimento paralímpico, os Jogos do Rio-2016 e de Sochi-2014, além de questões técnicas envolvendo antidoping, estrutura de competições e política de fomento do esporte adaptado.
No sábado à tarde, os membros e o presidente do IPC, Sir Philip Craven, irão visitar as instalações onde serão realizadas a 1ª Etapa Nacional Circuito Caixa Loterias de Natação, Atletismo e Halterofilismo e a II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas.
--- Eles poderão ver como nós [CPB] organizamos as nossas competições nacionais --- comenta Parsons.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.