Notícia

Aprovada publicação de edital para construção do CT paralímpico em SP

Por CBTM

10/06/2013 15h24


 
O primeiro Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil começou a se tornar realidade. Na última semana reuniram-se na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.

A equipe da Caixa Econômica Federal (Nédio Henrique Rosseli Filho, Gerente regional da superintendência Paulista da Caixa; Silvio Carlos Heitor Jorge e Carlos Eduardo Gomes Carneiro, ambos da Coordenadoria de Repasse) que, após análise da documentação voltada à licitação das obras, aprovou, sem restrições, a publicação do edital para construção do inédito CT.

Com isso, a primeira etapa do projeto, com previsão de início de licitação em maio deste ano, foi cumprida.

--- Esta foi mais uma etapa cumprida de uma grande realização que, certamente, vai garantir a qualidade do treinamento dos nossos grandes atletas atuais e dos que ainda estão por surgir --- ressalta Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

--- O projeto (do CT) é inovador. Reúne em um só parque condições de alojamento e laboratório avançado de avaliação da condição física --- comenta Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP.

A construção do primeiro Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil foi oficializada em janeiro, em São Paulo, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do presidente do CPB, Andrew Parsons, entre outras autoridades.

A obra, pioneira, será erguida no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul da capital paulista, e faz parte do Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal, que vai aportar R$ 1 bilhão adicional ao orçamento do esporte brasileiro entre 2013 e 2016.

A meta é posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo a partir dos Jogos do Rio-2016. No caso do esporte paralímpico, o objetivo consiste em classificar o Brasil entre os cinco primeiros no quadro de medalhas, após o sétimo em Londres-2012.

O CT terá instalações esportivas indoor e outdoor, que servirão para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e Seleções em 14 modalidades paralímpicas: Tênis de Mesa, atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô e vôlei sentado.

Além disso, terá uma área residencial com alojamentos, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.

--- O Centro Paralímpico é uma feliz parceria do Governo Federal com o Governo paulista e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O novo CT será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo. Estará à altura dos grandes desafios do esporte paralímpico brasileiro. O Ministério do Esporte tem convicção de estar fazendo um excelente investimento esportivo --- afirma Ricardo Leyser, Secretário de Esporte de Alto Rendimento.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.


 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?