Notícia

Aprovada publicação de edital para construção do CT paralímpico em SP

Por CBTM

10/06/2013 15h24


 
O primeiro Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil começou a se tornar realidade. Na última semana reuniram-se na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.

A equipe da Caixa Econômica Federal (Nédio Henrique Rosseli Filho, Gerente regional da superintendência Paulista da Caixa; Silvio Carlos Heitor Jorge e Carlos Eduardo Gomes Carneiro, ambos da Coordenadoria de Repasse) que, após análise da documentação voltada à licitação das obras, aprovou, sem restrições, a publicação do edital para construção do inédito CT.

Com isso, a primeira etapa do projeto, com previsão de início de licitação em maio deste ano, foi cumprida.

--- Esta foi mais uma etapa cumprida de uma grande realização que, certamente, vai garantir a qualidade do treinamento dos nossos grandes atletas atuais e dos que ainda estão por surgir --- ressalta Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

--- O projeto (do CT) é inovador. Reúne em um só parque condições de alojamento e laboratório avançado de avaliação da condição física --- comenta Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP.

A construção do primeiro Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil foi oficializada em janeiro, em São Paulo, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do presidente do CPB, Andrew Parsons, entre outras autoridades.

A obra, pioneira, será erguida no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul da capital paulista, e faz parte do Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal, que vai aportar R$ 1 bilhão adicional ao orçamento do esporte brasileiro entre 2013 e 2016.

A meta é posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo a partir dos Jogos do Rio-2016. No caso do esporte paralímpico, o objetivo consiste em classificar o Brasil entre os cinco primeiros no quadro de medalhas, após o sétimo em Londres-2012.

O CT terá instalações esportivas indoor e outdoor, que servirão para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e Seleções em 14 modalidades paralímpicas: Tênis de Mesa, atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô e vôlei sentado.

Além disso, terá uma área residencial com alojamentos, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.

--- O Centro Paralímpico é uma feliz parceria do Governo Federal com o Governo paulista e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O novo CT será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo. Estará à altura dos grandes desafios do esporte paralímpico brasileiro. O Ministério do Esporte tem convicção de estar fazendo um excelente investimento esportivo --- afirma Ricardo Leyser, Secretário de Esporte de Alto Rendimento.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.


 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?