Por CBTM
Os brasileiros Rafael Torino e Karin Tsumura participaram, nessa segunda-feira, do primeiro treinamento na Academia Schalger Werner, na cidade de Schwechat, na Áustria, para o Desafio Mundial ITTF Hopes, que acontece até o próximo domingo. O evento reunirá um grupo de 60 jovens, composto por 35 meninos e 25 meninas, de 35 países, nascidos em 2001 e 2002.
Rafael e Karin foram escolhidos durante a seletiva realizada no final de 2012. Além disso, foram levados em conta os resultados da Copa Brasil Santos e o bom desempenho de ambos no treinamento específico Hopes, em São Caetano. A dupla está acompanhada pelo técnico Guilherme Simões, que vê uma excelente chance para os atletas adquirirem experiência.
O World Hopes Week & Challenge está sendo realizado pelo terceiro ano seguido e o Brasil esteve presente em todas as edições. Em 2011, os representantes foram Vitor Bibiano dos Santos, Gustavo Hayashi, Gabriel Leoni e Jean Villas Boas. No ano passado apenas dois atletas puderam participar e os escolhidos foram Eduardo Tomoike e Bruna Takahashi.
Bruna chamou a atenção pelo talento e foi uma das indicadas para fazer parte da equipe World Hopes ITTF. A brasileira teve oportunidade de treinar durante mais de duas semanas na Espanha, competir no Euro Mini Champs, na França, e depois ainda participou do Desafio Mundial de Cadetes, em Guam.
--- Os atletas participarão de quatro dias de treinamentos com experts e treinadores convidados pela ITTF. Acontecerão também palestras e aulas práticas para formação de treinadores e nos últimos três dias será realizada uma competição para escolher os atletas que farão parte da equipe World Hopes ITTF --- explicou Guilherme.
Nesse primeiro dia de treinamentos, Rafael e Karin participaram de atividades em dois períodos de 2:30h. pela manhã e à tarde, com o foco principal na variação de bolas no ataque e movimentação de pernas, com os exercícios sempre terminavam com disputa de ponto livre.. Segundo Guilherme Simões, ambos foram muito bem.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.