Notícia

Tradição milenar é mantida viva em Paranavaí

Por CBTM

18/06/2013 15h41


Tradição milenar é mantida viva em ParanavaíHá 105 anos chegava ao Brasil o primeiro grupo de imigrantes japoneses. Eram 165 famílias que somavam 781 pessoas. Eles embarcaram no porto de Kobe e desembarcaram no Porto de Santos. Foram 52 dias de viagem a bordo do navio Kasato Maru. Na época a maioria dos imigrantes veio para trabalhar em fazendas de café no Estado de São Paulo.

Atualmente, no Brasil existe uma população superior a 1,3 milhão de pessoas, entre imigrantes e descendentes. Em Paranavaí, o senso do IBGE realizado em 2010 indica que são 1.699 descendentes - são filhos, netos, bisnetos e tataranetos dos passageiros do Kasato Maru.

Em Paranavaí, essas pessoas mantêm viva as tradições e suas culturas através da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC). No total são 221 famílias associadas e que participam ativamente dos 11 departamentos culturais.

A presidente da SPDC, Elza Fujii Makino destaca a tradição da cultura que passa de geração para geração. Ela lembra que sempre houve harmonia, respeito e integração dos imigrantes japoneses no Brasil.

--- Durante esse período sempre nos mantemos unidos. Essa data deve ser comemorada e lembrada com gratidão pela luta dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil --- disse.

Elza Makino lembra que muitos paranavaienses participam ativamente da SPDC. A entidade possui 11 departamentos (Homens, Mulheres, Taikô, Dança, Karaokê, Videokê, Old Boy, Gateball, Softball, Tênis de Mesa e Futebol).

Além disso, anualmente é realizada a tradicional Festa da Primavera que reúne milhares de paranavaienses que além de saborear pratos típicos da cozinha oriental, assistem a atrações da cultura japonesa. Essa festa acontece para comemorar o fim do inverno e o início da primavera.

--- A natureza renasce e se renova. Por isso é tempo de contemplar as flores, as borboletas e a explosão de cores que toma conta de jardins e canteiros --- explica a presidente.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?