Notícia

Tradição milenar é mantida viva em Paranavaí

Por CBTM

18/06/2013 15h41


Tradição milenar é mantida viva em ParanavaíHá 105 anos chegava ao Brasil o primeiro grupo de imigrantes japoneses. Eram 165 famílias que somavam 781 pessoas. Eles embarcaram no porto de Kobe e desembarcaram no Porto de Santos. Foram 52 dias de viagem a bordo do navio Kasato Maru. Na época a maioria dos imigrantes veio para trabalhar em fazendas de café no Estado de São Paulo.

Atualmente, no Brasil existe uma população superior a 1,3 milhão de pessoas, entre imigrantes e descendentes. Em Paranavaí, o senso do IBGE realizado em 2010 indica que são 1.699 descendentes - são filhos, netos, bisnetos e tataranetos dos passageiros do Kasato Maru.

Em Paranavaí, essas pessoas mantêm viva as tradições e suas culturas através da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC). No total são 221 famílias associadas e que participam ativamente dos 11 departamentos culturais.

A presidente da SPDC, Elza Fujii Makino destaca a tradição da cultura que passa de geração para geração. Ela lembra que sempre houve harmonia, respeito e integração dos imigrantes japoneses no Brasil.

--- Durante esse período sempre nos mantemos unidos. Essa data deve ser comemorada e lembrada com gratidão pela luta dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil --- disse.

Elza Makino lembra que muitos paranavaienses participam ativamente da SPDC. A entidade possui 11 departamentos (Homens, Mulheres, Taikô, Dança, Karaokê, Videokê, Old Boy, Gateball, Softball, Tênis de Mesa e Futebol).

Além disso, anualmente é realizada a tradicional Festa da Primavera que reúne milhares de paranavaienses que além de saborear pratos típicos da cozinha oriental, assistem a atrações da cultura japonesa. Essa festa acontece para comemorar o fim do inverno e o início da primavera.

--- A natureza renasce e se renova. Por isso é tempo de contemplar as flores, as borboletas e a explosão de cores que toma conta de jardins e canteiros --- explica a presidente.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?