Por CBTM
Duas atletas que representaram o Tênis de Mesa brasileiro em Londres são favoritas para a conquista do título do Torneio de Duplas do Campeonato Latino-Americano Infantil e Juvenil, que acontece em Lima, a capital do Peru.
Caroline Kumahara (esquerda) participou de sua primeira Olimpíada com apenas 17 anos e acabou com o reinado de Lígia Silva, que por mais de uma década apareceu como a nº 1 do país, segundo o Ranking da Federação Internacional (ITTF).
Com a mesma idade, Bruna Alexandre ocupa atualmente a quinta posição do Ranking Mundial da Classe 10. A atleta Paralímpica começou a jogar em Criciúma, se destacou rápido e foi convocada para treinar em São Caetano com a Seleção.
No Peru, depois de conquistarem a competição de equipes, agora Bruna e Caroline estão juntas novamente e são apontadas como favoritas ao título na dupla juvenil.
Elas entram direto nas oitavas de final e estreiam contra as vencedoras do duelo entre as argentinas Candela Armeli e Yohana Ulloa e as peruanas Fior lla Porcel e Sindi Ura.
No Torneio Individual, as duas passaram da fase de grupos em primeiro lugar. Caroline conquistou duas vitórias arrasadoras sobre Caterine Agustin, da Guatemala, por 3 a 0 (11-3, 11-0, 11-6), e a equatoriana Nikole Maldonado, pelo mesmo placar (11-3, 11-4, 11-6).
Bruna teve que percorrer um caminho mais longo, encontrou dificuldades, mas conseguiu impor seu jogo sempre com muita vibração a cada ponto. Assim, ela venceu seus três jogos por 3 a 0. Primeiro contra a mexicana Alejandra Cervantes (14-12, 11-4, 11-6), depois a argentina Maia Harina (11-7, 12-10, 11-6) e a venezuelana Cristianny Pina (11-8, 11-5, 11-6).
Nessa categoria o Brasil tem outras duas representantes, Karina Hayama e Laís Toma, que também passaram para a chave principal em primeiro lugar, com três vitórias. Todas esperam agora pelo sorteio para conhecerem as adversárias.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.