Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) passou a promover desde a última terça-feira, dia 18, uma série de atividades esportivas e culturais para celebrar o Dia Olímpico (23 de junho), data em que se comemora no mundo todo o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
No Brasil, as ações acontecem no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, onde, até a quarta-feira, dia 20, aproximadamente 300 crianças de projetos sociais apoiados pelo SESI terão contato com os valores olímpicos, através de bate-papo com ídolos do esporte nacional e clínicas de quatro esportes diferentes – Tênis de Mesa - esgrima, hóquei sobre grama, tiro com arco e luta olímpica.
No Parque Aquático Maria Lenk, os jovens interagirão com os irmãos Marcelinho e Duda Machado, atletas de basquete. No dia 25, também na cidade sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016, será realizada a Corrida do Dia Olímpico, na pista da Escola de Educação Física do Exéricto (ESEFEX), na Urca, com a participação de 350 crianças de comunidades pacificadas e do campeão olímpico Nalbert, do vôlei.
Realizada desde 1998 no Brasil, as celebrações do Dia Olímpico visam difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar suas premissas fundamentais: esporte, cultura e educação.
--- As comemorações do Dia Olímpico tem o objetivo de demonstrar o papel transformador do esporte na vida das crianças e jovens do Brasil. Levaremos estes conceitos para as crianças da cidade olímpica de 2016. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária --- afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
O dia 23 de junho marca o aniversário de fundação do COI e dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em 23 de junho de 1894, em Paris, foi criado oficialmente o Comitê Olímpico Internacional, em Congresso Internacional promovido pelo Barão Pierre de Coubertin, então secretário-geral da União das Associações de Esporte da França, na Universidade de Sorbonne. Neste Congresso, decidiu-se que os primeiros Jogos seriam em Atenas, em 1896, e os seguintes em Paris, em 1900.
Nos últimos 20 anos, o Dia Olímpico tem sido associado com Corridas do Dia Olímpico por todo o mundo. Na primeira vez em que as corridas foram promovidas, em 1987, houve a participação de 45 Comitês Olímpicos Nacionais. Atualmente, há mais de 150 Comitês Olímpicos Nacionais que promovem corridas nessa data, entre eles o Comitê Olímpico Brasileiro.
Confira a programação das comemorações do Dia Olímpico:
Dia Olímpico no Maria Lenk: 18,19 e 20 de Junho
14:00 – 16:00 – Atividades Culturas + Bate papo com Atleta convidado (Marcelinho Machado nos dias 18 e 19 e Duda Machado no dia 20)
16:00 – 18:00 – Clínicas Esportivas (Esgrima, Hóquei sobre Grama, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Lutas)
Participação de aproximadamente 90 crianças projetos sociais apoiados pelo SESI por dia
Corrida do Dia Olímpico: 25 de Junho na pista da ESEFEX (Urca)
9h às 11h
Aproximadamente 350 crianças de comunidades pacificadas
Presença do campeão olímpico Nalbert
Atividade Cultural
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.