Por CBTM
Um torneio com dez modalidades esportivas para pessoas com deficiência e uma corrida rústica devem atrair cerca de 2 mil pessoas para competir, em Manaus, entre os dias 19 a 25 de agosto. A expectativa é da organização do evento que contabilizou 600 participantes na edição do ano passado dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) e da corrida rústica “Abrace uma Pessoa com Deficiência”.
O torneio é aberto para pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva, síndrome de autismo e paralisia cerebral. Eles podem competir em atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, natação, golbol, bocha, jogos recreativos adaptados, tênis de mesa e queimada.
As inscrições para o torneio começaram no último dia 15 e seguem até 15 de julho. A abertura do evento será em 18 de agosto no Parque do Idoso.
A corrida rústica tem como meta estimular a prática da corrida de rua e chamar atenção para a inclusão social da pessoa com deficiência. O evento está programado para 25 de agosto, às 8h, com saída e chegada na Escola Municipal André Vidal de Araújo – que dá nome ao torneio. O percurso da prova será nas ruas Maceió, João Valério, além das avenida Djalma Batista e Efigênio Sales.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.