Por CBTM
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), representado pelos funcionários Hésojy Gley Silva e Juliana Soares, participou do Seminário de Julgamento de Casos de Dopagem, realizado em 19 e 20 de junho, em Brasília.
O evento foi organizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão do governo brasileiro que tem como finalidade a igualdade, a justiça e a saúde dos atletas, sendo responsável pela implementação da política nacional de combate à dopagem.
O Seminário contou com apresentações de protocolos e procedimentos segundo o Código Mundial Antidoping, criado pela Agência Mundial Antidoping (WADA na sigla em inglês).
Também foram expostos alguns casos positivos de doping para que grupos de discussão analisassem. No último dia do encontro, foi feita uma pontuação de artigos que serão incluídos ou modificados no novo código, que será publicado em 1 de janeiro de 2015.
Estiveram presentes no encontro representantes de Tribunais de Justiça Desportiva, especialistas em direito esportivo e responsáveis por controle de dopagem em confederações e membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Foram convidados Maria José Pesce, diretora da Agência Mundial Antidoping (AMA) para América Latina e Caribe, e Emiliano Simonelli, que trata de unificação de normas na agência mundial.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.