Por CBTM
Os mesatenistas juniores João Geraldo e Rita Fins (Mirandela) e os juvenis Ricardo Correia (Atlântico da Madalena) e Carolina Rocha (Club Vila Real) são os campeões portugueses de Tênis de Mesa, realizados no último fim de semana na Torre da Marinha.
Durante dois dias, 175 jovens atletas (125 masculinos e 50 femininos) da Ilha da Madeira e Açores disputaram o Campeonato Nacional Individual de Tênis de Mesa de Jovens, com a atribuição dos títulos de individual, duplas e duplas mistas.
Na dupla masculina juniores, venceram Jorge Costa (Guilhabreu) e Diogo Chen (Sporting); no juvenil, David Bessa e Ricardo Correia (Atlântico da Madalena); nos juniores femininos, Raquel Andrade e Patrícia Maciel (GDCS Juncal); nos juvenis, Ana Chaves (CTM Chaves) e Sílvia Santos (CTM Mirandela).
Nas duplas mistas o CTM Mirandela voltou a pontuar, com a dupla João Geraldo e Rita Fins ganhando mais um troféu; no juvenil misto, vitória para David Bessa (Madalena) e Carolina Rocha (Vila Real).
--- O nível competitivo destas novas gerações é muito bom --- disse ao público Margarida Ferreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Tênis de Mesa. --- Há iniciados com uma componente técnica muito forte, nota-se uma grande diferença relativamente a outras épocas --- avalia, justificando esta melhoria com a chegada mais precoce das crianças à modalidade. --- Os miúdos agora entram mais novos para o Tênis de Mesa, com cinco seis anos já praticam e começam logo a participar em competições. Isso dá a eles muita experiência e confiança ---
--- A crescente formação e profissionalização dos treinadores também tem ajudado à melhoria técnica dos jovens atletas --- conclui Margarida Ferreira, que falou enquanto acontecia a final de juniores masculinos, entre João Geraldo e Diogo Chen, terminando com a vitória do atleta de Mirandela por 4-3 (11/5, 11/9, 7/11, 4/11, 11/5, 6/11 e 11/7).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.