Por CBTM
A evolução do Tênis de Mesa no estado do Amazonas se faz cada vez mais visível. Exemplo disso é a presença de atletas locais integrando a Seleção Brasileira da modalidade, como Mário Costa e Israel Barreto. Essa gradativa ascensão foi mencionada pelo ex-mesatenista e atual professor, Willians Costa Paixão, de 52 anos, que chegou a ocupar o 3º lugar do ranking nacional em 1981.
--- Atualmente, o Tênis de Mesa está em uma fase boa, aonde nós temos, em três situações diferentes, cinco atletas frequentando a seleção brasileira. São atletas de idades diferentes. A minha surpresa é que o André Murchier, já terá a primeira experiência internacional, que é o Sul-Americano Sub-11, no Paraguai, agora em julho.
--- Além disso, temos o Fábio Santos e o Alexandre Alfon jogando o Parapan, que é um evento de categoria maior ainda. E, por fim, o Mário Costa e o Israel Barreto atuando na Copa Latina. Com isso, a gente só vem confirmar a qualidade técnica que nossos atletas alcançaram nos últimos anos, o que somou positivamente ao estado do Amazonas por meio da modalidade --- ressaltou.
Paixão considerou que a renovação da modalidade no Amazonas aconteceu a partir da convocação dos campeões Mário Costa e Israel Barreto. Atualmente, o estado surge como um dos principais reveladores de atletas na modalidade.
--- A gente observa uma renovação na categoria paralímpica, onde temos dois atletas nossos jogando pela seleção, e o Murchier representando o Brasil no exterior, no Sub-11. Então, temos uma renovação nos nossos talentos, na categoria de base, e a confirmação de um bom trabalho no paralímpico ---
--- O exemplo do Mário e do Israel, que puxa toda uma geração, e o paralimpico, salienta um momento muito feliz do tênis de mesa amazonense e uma demonstração clara de que nosso estado já desponta entre os melhores da nação --- completou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.