Por CBTM
No último fim de semana a 3ª etapa do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa teve como destaque a experiência e a técnica dos veteranos da modalidade. O evento foi realizado na Vila Olímpica de Manaus, na Zona Centro-Oeste da cidade, e reuniu 70 atletas nas categorias mirim, infantil, juvenil, veterano, absoluto e sênior.
Com 69 anos, o mesatenista Sérgio Oliveira mostrou muita vitalidade e falou sobre o sentimento de participar da competição e dos inúmeros títulos conquistados durante as décadas dedicadas à modalidade, desde a fundação da Federação Amazonense de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA).
--- Só lembro que os títulos foram mais de 15 vezes. Eu e o Roberto Gesta fundamos a primeira federação. Vim de Eirunepé e consegui conquistar muitas coisas através do esporte, inclusive conhecer o Brasil inteiro por meio das competições --- contou o veterano.
Disposto a manter a tradição no esporte, Pedro Melo iniciou no Tênis de Mesa aos 19 anos. Hoje com 49 anos, o artesão prestigiou as filhas Sabrina e Miréia no torneio. Além de participar da competição, o mesatenista veterano compartilha os ensinamentos adquiridos aos longos dos anos na modalidade.
--- Com tanto tempo jogando, já adquiri macetes essenciais para derrubar um adversário, como acelerar a jogada, diminuir a velocidade da bola, identificar o lado fraco do oponente, entre outras coisas. Não tem nada melhor do que deixar como herança um esporte tão bonito para as minhas filhas. Elas estão gostando, e o técnico é bom --- brincou Pedro sobre a participação das filhas no torneio.
Avaliação
Com a participação de 70 atletas distribuídos nas categorias mirim, infantil, juvenil adulto, veterano e sênior, a 3ª etapa do Campeonato Amazonense contou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O gestor da FTMA, André Galvão, comentou o resultado do evento realizado durante os dias.
--- A nossa expectativa foi alcançada e nesses dois dias (sábado e domingo) deu para avaliar o nível técnico dos atletas que irão disputar a Copa Brasil. Pode ter certeza que estamos bem representados e há grande possibilidade de medalhas na competição nacional --- explicou Galvão.
Os melhores mesatenistas ranqueados da Federação Amazonense serão classificados para a Copa Brasil. A competição será realizada em Manaus no período de 18 a 21 de julho.
Classificados a Copa Brasil
Mirim - André Murchie
Infantil - Manoel Neto
Juvenil - Leonardo Soares
Absoluto Feminino - Alice Lavareda
Veterano - Jeremias Vieira
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.