Por CBTM
Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciaram na última terça-feira, dia 9, visitas às duas cidades sedes dos Jogos Escolares da Juventude 2013. A primeira parada é em Natal (RN), que receberá a etapa de 12 a 14 anos em setembro.
Até quarta-feira (dia 10) o COB inspecionará os locais de competição e infraestrutura para o evento. Em seguida, a comitiva do COB viaja para Belém (PA), local da etapa para alunos de 15 a 17 anos em novembro, onde ficará até a sexta-feira (dia 12).
A visita a Natal será a última antes da realização da competição, marcada para 5 a 14 de setembro. Durante dois dias, os integrantes do COB percorrerão as instalações esportivas, hotéis e analisarão a infraestrutura da cidade para receber o evento, que reunirá mais de cinco mil pessoas na cidade.
Estão programadas visitas ao Centro de Convenções de Natal, à pista da pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao Ginásio Nélio Dias, local da cerimônia de abertura. Ao final, serão realizadas reuniões com representantes do governo local para avaliações e assuntos gerais.
Em Belém, sede do evento para atletas de 15 a 17 anos, entre os dias 7 e 16 de novembro, os membros do COB visitarão o estádio do Mangueirão, o Centro de Convenções da Amazônia, além de outros locais de competição. A programação também termina com uma reunião de avaliação com autoridades locais.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.