Por CBTM
8Os dois principais estilos de jogo no Tênis de Mesa, o Canetero (Penhold) e o Clássico (Shakehand) competiram recentemente em um evento organizado pelo chinês Liu Guoliang, que é treinador.
Embora uma de suas intenções fosse promover o esporte, ele também estava esperando que mais pessoas, especialmente a geração mais jovem comece a apreciar melhor o estilo ‘Caneta’ e ser capaz de continuar com tal estilo no mundo da modalidade.
Um grande torneio com os mesatenistas caneteros contra mesatenistas clássicos foi realizado. O desafio ocorreu na última terça-feira, 09, em Jiangsu, na China, com o estilo mais tradicional reinando supremo. No entanto, depois do jogo, Liu Guoliang está ciente de que esta competição não pode mais ser repetida.
Nomes atuais no Tênis de Mesa como Zhang Jike, Ma Long, e Ding Ning, juntamente com outros jogadores estrangeiros se adaptaram a aderência ao estilo clássico (shakehand). Isto coloca o estilo caneta (Penhold) em perigo de extinção.
No entanto, na divisão dos homens, ainda há um jogador que pode representar o estilo caneta (Penhold) muito melhor e ele é Xin Xu. Para Liu Guoliang, Xu Xin é a esperança dos jogadores Caneteros.
--- A partir de agora, a quantidade de excelentes jogadores caneteros é muito menor --- disse Liu Guoliang.
Durante o Campeonato Mundial 2013, o veterano Ma Lin já declarou sua intenção de se aposentar após Jogos Nacionais deste ano. Com isso, Liu Guoliang viu alguma preocupação.
--- Depois dos Jogos Nacionais da China, Ma Lin pode não estar jogando mais e essa preocupação já foi levantada em nossa agenda. Se ele não vai jogar, então a concorrência seria difícil de continuar --- disse Liu Guolian.
Com o estilo ‘caneta’ lentamente se tornando impopular, Liu Guoliang espera que mais pessoas, especialmente os jogadores mais jovens, possam ser mais sensíveis ao tipo de pegada e serem capazes de adotar o estilo para o futuro.
--- A razão para o desenvolvimento desta competição foi colocar os dois estilos para a batalha e, ao mesmo tempo, ser capaz de ver se haveria alguém que pudesse jogar estilo ‘caneta’ entre a geração --- concluiu Liu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.