Por CBTM
Durante quatro dias a cidade de Manaus se transformou na capital nacional do Tênis de Mesa, com a realização do Circuito Mundial Amazônico, que reuniu no ginásio do Shopping Studio 5, mais de 250 atletas Olímpicos e Paralímpicos para as disputas da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste III e Copa Latina.
Na competição internacional, Cazuo Matsumoto foi o vencedor, superando na decisão o jovem Hugo Calderano. O atual nº 1 das Américas levou para casa um prêmio de R$ 8 mil e ganhou um estímulo a mais para continuar treinando com o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial que acontecerá na Arena Santos, em agosto.
No circuito Copa Brasil, o principal destaque foi o atleta Mário Costa, da Associação Esportiva Lassalista, que conquistou o ouro no Rating A e no Absoluto A, as duas categorias mais importantes, superando Israel Barreto, com quem vem ajudando a desenvolver a modalidade na região norte há mais de 20 anos.
No evento feminino, depois de dois bronzes e uma prata nas edições de Brasília, Maringá e Maceió, Priscila Dias finalmente conquistou sua primeira medalha de ouro na temporada, superando na final do Rating A Amanda Marques, que depois conseguiu dar o troco na decisão do Absoluto A.
O Troféu Eficiência Paralímpico ficou mais uma vez com o Clube de Tênis de Mesa Jacareí, seguido pela SADEF Natal e APECEF Manaus. No Olímpico, o vencedor foi a Associação Esportiva Lassalista, com a APECEF Manaus terminando em segundo lugar e o APTM Joaçaba em terceiro.
--- Mais uma vez podemos voltar para casa com a sensação do dever cumprido. Quero agradecer a toda equipe de eventos, que mais uma vez trabalhou com empenho e dedicação, aos árbitros, ao Presidente da Federação, André Galvão, ao povo de Manaus pela hospitalidade e ao pessoal da Secretaria, em especial ao Fabrício Lima, pelo apoio. O evento foi um sucesso graças ao trabalho em conjunto --- agradeceu o Líder de eventos Edir Oliveira.
O Circuito Mundial Amazônico foi uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
A próxima etapa da Copa Brasil será em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 22 e 25 de agosto. A CBTM conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.