Notícia

Brasil conquista o título de Campeão Geral no Sul-americano do Paraguai

Por CBTM

24/07/2013 13h30


O Tênis de Mesa brasileiro mostrou mais uma vez a sua força e encerrou sua participação no Sul-americano Sub-13 e Sub-11, que aconteceu em Assunção, no Paraguai, como campeão geral, somando um total de 459 pontos, um pouco menos do que o dobro da vice-campeã Venezuela, que terminou com 236.

O resultado foi considerado excelente, tendo em vista que o país levou uma equipe incompleta, com o Sub-11 feminino disputando apenas o Torneio Individual. O Coordenador Técnico Lincon Yasuda fez uma análise da competição e apontou como principal destaque Bruna Takahashi, que voltou para casa com quatro medalhas de ouro.

"Nossas equipes sub-13 dominaram as primeiras posições em todas as competições. Por equipes, vencemos as duas finais, sem perdermos um só jogo durante toda a campanha. Pode parecer à primeira vista que não tínhamos adversário, mas, principalmente, no masculino, havia um equilíbrio grande, vislumbrávamos além dos brasileiros, atletas com potencial para serem campeões na Argentina, Peru, Uruguai, Colombia e Venezuela. Por essa razão, vencermos todos os jogos foi além de nossas expectativas iniciais.

O mesmo podemos dizer sobre as duplas e duplas mistas, onde fizemos ouro e prata em todas as disputas. Normalmente, passávamos por maiores dificuldades em duplas, mas, desta vez, atuamos com bastante consistência e fomos bem sucedidos nessas provas.

Bruna Takahashi foi nosso principal nome, vencendo as quatro competições que disputou. Um resultado importante. Se por um lado ela atuou como favorita, por outro, ratificar o favoritismo muitas vezes não é fácil. Ela conseguiu ser consistente em todos os jogos, e não deu chances às rivais. Fernanda Kodama e Daniela Yano também foram muito bem, Dani chegou à final contra Bruna e Fernanda chegou ao pódio, perdendo apenas na semifinal contra Daniela.

No masculino sub-13, Rafael Torino chegou à final após uma semifinal brasileira, quando venceu Eduardo Tomoike. Pela final, contra Martin Betancourt da Argentina, Rafael encontrou o mesmo adversário a quem havia derrotado na final por equipes. No entanto, o Argentino havia vencido a outro brasileiro na semifnal, Pedro Rodrigues. Com moral e confiança, Martin foi um adversário mais dificil, e não deu muita oportunidade a Rafael. Assim mesmo o brasileiro teve o jogo igualado em 1 set a 1 e 10 X 7 a favor. Acabou perdendo o set por 11 X 13 e depois disso não conseguiu mais encontrar o caminho da vitória. De todo modo foi uma bela atuação brasileira, com 3 atletas no pódio.

Nas categorias sub-11 masculino e feminino tivemos duas revelações: Daniel Godoy e Karin Tsumura. O primeiro, surpreendeu a todos e foi campeão. Daniel, é da cidade de Joaçaba, interior de Santa Catarina. Desde o inicio mostrou qualidade em suas bolas, e foi crescendo dia a dia durante a competição. Após o título em duplas com Davi Beznos, ganhou confiança e rumou forte até o título.

Karin, estreou apenas na competição por duplas mistas e assim como Daniel, foi adquirindo confiança jogo a jogo e chegou bem até as semifinais, quando não teve oportunidades contra uma adversária melhor.

Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos e felicitar à Federação Paraguaia, pela excelente organização e por nos ter recebido de braços abertos dando toda a atenção que necessitamos.

Um muito obrigado, especialmente, a Toshio Takeda, técnico da equipe masculina, que esteve conosco nessa conquista, assim como Mauricio Kobayashi, quem nos ajudou muito, durante os treinos preparatórios da equipe para a competição.”

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?