Notícia

Mesatenista realiza feito inédito para o estado do Amapá

Por CBTM

24/07/2013 18h15


O mesatenista amapaense Caio Silva conquistou duas medalhas na Copa Brasil Centro Norte e Nordeste, que ocorreu no período de 18 à 22 deste mês em Manaus, capital do Amazonas. O atleta levou para o Amapá o ouro no rating B (equivalente a nível técnico) e prata na categoria Juventude. Conquistas inéditas para o tênis de mesa local.

Apesar de a competição ser voltada para atletas do eixo norte-nordeste, mesatenistas de grandes centros também participaram. O nível técnico apresentado pelos competidores foi considerado elevado, principalmente pelos placares e pontuação das partidas. Caio Silva, que já conquistou três vezes o título de campeão amapaense, considerou importante a sua participação.

--- Pude ver como está o nível do tênis que pratico aqui no Amapá. Foi uma boa conquista e mostra que o esporte do estado começa a se destacar e isso poderá abrir muitas portas. Com certeza, a partir de agora, vou intensificar mais ainda os treinos para as próximas competições, --- disse Caio.

Na disputa pelo ouro, Caio enfrentou o atleta do Amazonas, ou seja, o dono da casa e conseguiu faturar o título. Ele disse que não foi nada fácil já que o adversário fez um jogo duro. Na decisão pelo bronze, o atleta perdeu na final para um mesatenista de São Paulo. Com a conquista das duas medalhas ele acredita que passará a integrar a lista de ranqueados da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

--- Ainda não sei qual posição vou ter no ranking nacional, mas acredito que vou ter uma boa posição. Essa foi sem dúvida uma das melhores participações --- mencionou.

Caio Silva estava sendo treinado pelo cubano Pavel Oxamendi, que veio para um intercâmbio no estado e iria ficar apenas 15 dias, mas acabou prolongando sua estadia por três meses, o que possibilitou a melhoria do desempenho do atleta. Esta semana, o visto do técnico venceu e ele terá que voltar para Cuba. O presidente da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FATM),  Alan Cardoso, lamentou o término do convênio.

--- Infelizmente o Pavel terá que voltar para Cuba. Foi incrível a melhoria do Tênis de Mesa amapaense com sua vinda. Lamentável é o fato dele não poder ficar, já que seria necessário a intervenção do Estado num processo. Ele tem um currículo formidável e países como México, Chile e República Dominicana têm interesse em levá-lo para treinar seus atletas, é uma perda sem dúvida --- disse Alan Cardoso.

Pavel Oxamendi disse que no tempo em que esteve no Amapá identificou muitos potencias no tênis de mesa e afirmou que só precisam ser bem treinados.

--- O Amapá tem muitos mesatenistas que poderão trazer medalhas para o estado. Acredito que deixo um bom trabalho e espero que eles continuem --- finalizou Pavel Oxamendi.

A CBTM conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?