Notícia

Eduardo Tomoike ajuda a manter a tradição do caneteiro quadrado

Por CBTM

26/07/2013 15h28


O Tênis de Mesa brasileiro está muito bem representado em todas as categorias. No adulto masculino o país conta com atletas como Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, que lutam pelo objetivo de figurar no Top 50 do Ranking Mundial até os Jogos Olímpicos de 2016.

Entre os mais jovens estão Eric Jouti, Hugo Calderano e Vitor Ishiy, uma nova geração que está mostrando a cada temporada ter condições de manter a hegemonia das Américas e ir mais além. No infantil e no mirim a história não é diferente, com nomes como Rafael Torino, Eduardo Tomoike (foto) e Daniel Godoy.

Com o conhecimento adquirido durante uma vida inteira dedicada ao esporte, Marcos Yamada, um dois mais respeitados especialistas do país, não tem dúvidas em apontar o pequeno  Eduardo Tomoike, o Dudu, como alguém que reúne todas as qualidades para se tornar um astro da modalidade.

Dudu foi campeão Sul-americano Individual em 2011, no Paraguai, campeão Latino Americano, também em 2011, na Guatemala, campeão Sul-americano em 2012 no Peru, e Latino-Americano na Venezuela. No Sul-americano do Paraguai, que terminou no último domingo, o atleta conquistou o ouro no Torneio de Equipes e ficou com o bronze no individual.

Há cinco anos, Marcos Yamada descobriu Dudu e conseguiu convencer os pais dele, Tadashi e Miriam, que o filho deveria abandonar o judô para se dedicar exclusivamente ao Tênis de Mesa. O atleta é carismático, tem a humildade dos campeões e vive sorrindo, o que o leva a ter muitos amigos.

O menino se tornou o mais jovem atleta do país a ter um contrato com a empresa "Butterfly Japan", cujo representante na América Latina é justamente Marcos Yamada.

Ainda é cedo para dizer que o pequeno Dudu será um dos maiores atletas da história do Tênis de Mesa brasileiro, mas seu estilo caneteiro quadrado, que é o mesmo de Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto, faz dele um dos únicos no país, pois a maioria dos atletas passou a adotar a forma clássica.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?