Por CBTM
Amigos desde a infância, companheiros de seleção brasileira e grandes rivais no Tênis de Mesa. Mário Costa e Israel Barreto se encontraram, novamente, na final de um campeonato.
A disputa desta vez foi a categoria absoluto A, da Copa do Brasil, que aconteceu em Manaus na última semana no Centro de Convenções Studio 5, Zona Centro-Sul. Nesta edição, Mário Costa ficou com o ouro.
--- É engraçado até. Nós estamos sempre nos enfrentando, já até perdi as contas de quantas vezes já joguei contra o Israel. Sei que na última edição deste evento, em 2011, aqui em Manaus, nós nos enfrentamos e ele ganhou. Agora foi a minha vez, foi a nossa revanche. Vivemos sempre assim --- contou o campeão Mário Costa.
Com uma disputa acirrada e movimentos difíceis de acompanhar, a partida entre os dois é silenciosa e poucas vezes é possível ouvir um ou outro brado de superioridade. Ao fim, quando Mário pôde comemorar o novo título, Israel foi o primeiro a parabenizar o parceiro. Ele conta que uma vitória ou uma derrota tem quase o mesmo gosto.
-- Nós vivemos nessa eterna disputa. Acredito que se a gente parar para contar, temos mais ou menos a mesma quantidade de títulos. Como nós treinamos juntos e somos grandes amigos, uma vitória dele é importante para mim. O entusiasmo dele reflete em mim e vice-versa. Faz bem para a autoestima dele e, consequentemente, para a minha --- declarou Israel.
Na classificação geral da categoria absoluto A, que reúne os melhores do país, o pódio foi totalmente amazonense. Além de Mário Costa e Israel Barreto, que ocuparam o primeiro e segundo lugar, respectivamente, Rafael Silva levou o bronze.
Os dois atletas defendem o time de atletas de alto rendimento da prefeitura, apoiado pela Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Sejel). Responsáveis pelo status de melhores do estado, Mário e Israel não terão tempo para descansar e já se preparam para participar do Aberto do Brasil, que acontece em Santos (SP), no início de agosto.
O Aberto do Brasil de Tênis de Mesa acontece em Santos, entre os dias 08 e 11 de agosto. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.