Por CBTM
No último domingo, 21 de julho, foram realizados no ginásio do SESC de São João de Meriti mais dois eventos da FTMERJ: I Etapa do Ranking Paralímpico e Individual da 3a. Divisão Masculina.
Na categoria Andante nível A, Ediomar Souza Jr, defendendo o Madureira, conquistou a medalha de ouro derrotando Marcelo Guedes, da Associação Carioca de Tênis de Mesa (ACTM).
Já na categoria Andante nível B, Marcelo Guedes, da ACTM, voltou à mesa para levar para casa a medalha de ouro. Para tanto, ele bateu no jogo final o seu já tradicional adversário Gyan Macedo, que defende a camisa da Adezo.
Batidos nas semifinais, Leonardo Santos e Guilherme Araujo, ambos também da Adezo, ficaram com as medalhas de bronze. Na categoria Cadeirantes, o jogo final, já previsto pelos que conheciam os atletas envolvidos, foi disputado por Luana Couto, da ACTM, e por Devair Faria, da Adezo, prevalecendo o jogo deste último numa partida de placar apertado (3×2). Ficaram com as medalhas de bronze Roberta Moraes e Vanderson Silva, ambos da Adezo.
Já na disputa da 3ª Divisão Masculina, apesar da vitória incontestável de Windeson Silva, da ACTM, houve um maior predomínio dos atletas do Fluminense, clube que conseguiu classificar cinco jogadores, dentre os oito possíveis, que terão direito de jogar o torneio individual da 2ª. Divisão.
Aparentemente cansado pelas duras disputas que teve que fazer nas quartas de final e na semifinal, quando venceu seus jogos por 3×2, Celso Aguiar Manço Jr, do Fluminense, não ofereceu muita resistência na partida final, amplamente dominada por Windeson Silva, que teve muito trabalho mesmo na semifinal, quando precisou lutar muito para derrotar Bruno Gama, do Madureira, por 3×2.
Idêntico placar do qual se valeu Celso Manço Jr para bater, na outra semifinal, seu colega de clube, Marcelo Ribeiro, que era o cabeça de chave número um do torneio. Além dos quatro atletas já mencionados, obtiveram classificação para disputar a 2ª Divisão os atletas que perderam seus jogos nas quartas de final. Foram eles: Mauricio Araujo (Fluminense), Bruno Bueno (Fluminense), João Sampaio (Fluminense) e Willian Bastos (Madureira).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.