Por CBTM
A expectativa é grande para mais uma etapa do Circuito Mundial, que será promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, em parceria com a CBTM, de quinta-feira a domingo, na Arena Santos, na cidade do litoral de São Paulo.
No total estão inscritos 72 atletas de 11 países. No feminino, o principal destaque é a romena Elizabeta Samara, atual nº 19 do Ranking Mundial, que participou dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012), onde chegou as oitavas de final.
Entre 2005 e 2007, Elizabeta conquistou dez títulos em etapas do circuito mundial juvenil. No mesmo período, levou quatro medalhas de ouro em torneios de duplas do Campeonato Europeu, sendo campeã individual em 2007, em Bratislava, na Eslováquia.
Graças a essas e outras conquistas, Elizabeta entrou pela primeira vez no Top 100 e desde então vem subindo de produção a cada temporada. Em janeiro desse ano, a romena chegou a 14ª posição, a melhor de carreira, mas caiu um pouco e agora luta para se manter no Top 20.
Apesar da notável evolução, a atleta nunca chegou a uma final em etapa do circuito mundial adulto e obteve apenas uma medalha de bronze em Rabat, no Marrocos, em 2011. Agora, no Aberto do Brasil, espera enfim comemorar o primeiro título.
No evento feminino, o Brasil será representado por Caroline Kumahara, Lígia Silva e Lin Gui, que disputaram os Jogos de Londres. Destaque também para a talentosa Jessica Yamada, campeã Latino-Americana em 2012, que disputou a Liga Francesa na temporada passada e vem evoluindo muito.
Outras que podem surpreender são Kátia Kawai, Lívia Gomes, Priscila Dias e Amanda Marques, que se destacaram nas etapas do Circuito Copa Brasil que aconteceram esse ano.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.