Por CBTM
A partir da próxima quinta-feira a cidade de Santos, em São Paulo, receberá mais uma etapa do Circuito Mundial, o Aberto do Brasil, que será promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa em parceria com a CBTM.
O evento reunirá 72 atletas de 11 países. No masculino, além dos brasileiros, entre os destaques estão representantes da Alemanha, Argentina, Chile, Índia, Irã, Venezuela e o francês Benjamin Brossier, um jovem talento que foi campeão do Aberto do Chile juvenil, em 2010.
O técnico Jean-René Mounie, que comandou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, conhece bem o atleta, que mesmo não aparecendo entre os primeiros do Ranking Mundial, tem condições de surpreender os favoritos.
--- Para ganhar um Aberto, parece mais difícil, mas Benjamin é um jogador muito perigoso, que está acostumado de lutar contra jogadores Top 100 do Ranking Mundial. Vamos ver lá (em Santos) --- explicou Jean-René, lembrando ainda que enfrentá-lo não será uma novidade para os brasileiros.
--- Já venceu Cazuo Matsumoto no campeonato francês, Pro B, e esse ano ele ganhou Thiago Monteiro. As qualidades dele são físicas, e ele pode jogar de forma muito agressiva também. Não sei se ele tem chances de vencer no Brasil, acho que será difícil para ele, mas pode fazer muitas boas performances --- completou o técnico da Seleção.
Exatos 28 jogadores brasileiros estão inscritos na competição masculina. Além de Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto, o atual nº 1 das Américas, vencedor do Aberto da Espanha esse ano, segundo os especialistas também podem lutar pelo título jogadores como Gustavo Tsuboi, Humberto Manhani, Danilo Toma, Eric Jouti, Hugo Calderano e Vitor Ishiy.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.