Por CBTM
A etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa a partir da próxima quinta-feira, em Santos, em parceria com a CBTM, reunirá 72 atletas de 11 países. No evento masculino, além dos atletas da Seleção Brasileira, estão inscritos jogadores da Alemanha, Argentina, Chile, França, Índia, Irã e Venezuela.
Entre os destaques está o jovem indiano Soumyajit Ghosh (abaixo), que na competição do ano passado foi até as quartas de final do evento principal, depois de eliminar Hugo Calderano, que antes havia obtido uma vitória histórica sobre o belga Jean-Michel Saive.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, Soumyajit Ghosh, atualmente ocupando a 150ª posição no Ranking Mundial, venceu na estreia o brasileiro Gustavo Tsuboi e avançou para a segunda fase, algo que na época foi considerado uma surpresa pelos especialistas.
Além de Soumyajit Ghosh, a Índia será representada no evento masculino pelos atletas Philips Nitin Vasanth, Sathiyan Gnanasekaran, Harmeet Desai (esquerda), este último campeão do Torneio Sub-21 em 2012.
O Brasil será representado por 28 jogadores. Além de Cazuo Matsumoto, o atual nº 1 das Américas, vencedor do Aberto da Espanha esse ano, entre os favoritos na disputa pelo título jogadores como Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi, Humberto Manhani, Danilo Toma, Eric Jouti, Hugo Calderano e Vitor Ishiy.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.