Notícia

Arena Santos consagrada como grande palco de eventos no país

Por CBTM

10/08/2013 13h32


A Arena Santos, onde acontece esse ano o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, chega aos três anos de funcionamento no mês de outubro consagrada como um dos centros de treinamento mais avançados do país. Com estrutura de ponta e padrão internacional, tornou-se referência para grandes eventos esportivos e culturais.

Construído pela prefeitura na Vila Mathias com recursos municipais e estaduais, o complexo cumpre sua função de múltiplo uso ao ser aproveitado para atividades esportivas e educativas. É a ‘casa’ de equipes que representam a cidade e serve também aos alunos do programa Escola Total/Jornada Ampliada, comunidade e visitantes.

O equipamento municipal tem encantado esportistas brasileiros e estrangeiros, como a equipe feminina de handebol da Noruega, que esteve no local durante o Campeonato Mundial, em 2011; e as seleções de basquete Sub-16 e Sub-17 feminina que, sob o comando da técnica Janeth Arcain, treinaram na arena visando competições internacionais.

--- A cidade deve se orgulhar de ter um centro de treinamento deste nível. A Arena é um santuário do esporte santista e preencheu o vazio causado pelo fechamento dos clubes --- diz a coordenadora geral da unidade, Gilmara Cardoso.

A Arena Santos tem 11.000 m² de área construída e capacidade para 5.000 pessoas, estando apta para sediar competições internacionais de vários esportes. O piso da quadra amortece o impacto de saltos e quedas dos atletas. Tem pontos para a arbitragem informatizada, placar eletrônico, sistema de som e telão.

Conta ainda com salas climatizadas para diversas atividades e administrativas, arquibancadas retráteis, com assentos e acessibilidade, elevadores, alojamentos, vestiários, cozinha, refeitório, estacionamento, camarotes, lanchonetes, despensa, lavanderia e sanitários. Existe ainda um setor exclusivo para cobertura jornalística, com cinco estúdios para transmissões ao vivo de rádio, tevê e internet.

Programação

A programação no complexo é extensa. Desde a manhã até a noite, o ginásio e a moderna sala de musculação estão ocupados com treinos das equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, vôlei e de handebol. Os alunos do ‘Escola Total’, que frequentam o Cais Vila Mathias, usam a sala de múltiplo uso para atividades de recreação. A sala de artes marciais é dos judocas e dos adeptos do kendô.

Os eventos são outro forte. Em quase dois anos, a Arena sediou competições inéditas na cidade, como os campeonatos mundiais de handebol Feminino e de Tênis de Mesa, ambos seletivos para a Olimpíada, além do Brasileiro de Badminton. Tornou-se ainda sede da Festa Inverno e do Comitê Pró-Copa 2014.

Avanços
Técnicos de Santos apontam o ganho que a Arena Santos proporcionou ao desenvolvimento das equipes locais. Antonio José Assenção, o ‘Português’, treinador de handebol masculino, diz que não é possível mensurar os benefícios para os atletas santistas. --- Este complexo deu-nos a possibilidade de treinar em uma estrutura de Primeiro Mundo, o que está repercutindo positivamente na performance do grupo ---.

Responsável pela seleção santista de futsal feminino, Silvania Alves de Almeida, a ‘Sexta’, lembra que, antes da construção do complexo, as meninas não tinham quadra oficial. --- Agora contamos com um espaço adequado para trabalhar. O grupo está evoluindo e ganhando mais agilidade ---.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Mais informações e fotos: www.cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?