Por CBTM
Pela primeira vez na história uma etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa terá uma decisão brasileira. Na manhã desse sábado, menos de uma hora depois da vitória de Hugo Calderano sobre Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi garantiu sua classificação superando o indiano Harmeet Desai, por 4 a 0.
No evento feminino, Caroline Kumahara perdeu para a indiana Ankita Das e ficou com a medalha de bronze. A romena Elizabeta Samara, atual nº 19 do Ranking Mundial, confirmou o favoritismo eliminando indiana Manika Batra. As finais serão nesse domingo, a partir das 09h:30h, com transmissão ao vivo pelo Canal Sportv 3.
Gustavo Tsuboi passou quatro anos jogando na Liga Francesa, uma das mais badaladas da Europa, obteve excelentes resultados durante o período e assumiu o posto de nº 1 do país. No entanto, por causa de uma lesão, acabou sendo ultrapassado Cazuo Matsumoto e agora ocupa a 82ª posição no Ranking Mundial.
Mesmo machucado, Gustavo Tsuboi mostrou todo seu talento e conseguiu ser o primeiro brasileiro a garantir a vaga para disputar a Olimpíada em Londres. Entre outros títulos, conquistou a I Copa ITTF Latino-Americana, a Copa Intercontinental, em Paris, evento que reuniu campões da América Latina, Americano do Norte, África, Oceania e foi classificatório para a Copa do Mundo.
Há menos de um mês, Gustavo Tsuboi perdeu para Hugo Calderano na semifinal da Copa Latina, que aconteceu em Manaus e fez parte do Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa. Agora, o atleta ter a chance de dar o troco na maior revelação da modalidade dos últimos tempos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.