Por CBTM
Neste domingo, 11, o Aberto do Brasil de Tênis de Mesa, etapa do Circuito Mundial, que acontece em Santos, entra na reta final com as decisões do torneio individual, nos naipes feminino e masculino. Uma das ações visando a otimização do evento foi realizado nesta etapa do Pro Tour, o controle de raquetes.
A cada etapa da Copa Brasil a organização da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) se preocupa em melhorar o nível de sua competições. Nessa etapa válida pelo Circuito Mundial o controle foi realizado com os mesatenistas.
Responsável pela operação dos instrumentos medidores das raquetes, Fernando Mualen, esteve em todas as rodadas da competição fazendo a fiscalização. No primeiro dia de jogos aconteceram os testes voluntários. O mesatenista brasileiro Hugo Calderano, 18 anos, participou do teste e sua raquete não teve nenhuma alteração.
Fernando explicou o funcionamento das máquinas:
--- O primeiro aparelho mede se a borracha da raquete é côncava ou convexa. O segundo afere a espessura da borracha, da esponja e da cola e o terceiro e último instrumento mede o gás usado na cola da raquete --- esclareceu.
O Aberto do Brasil 2013 é organizado pela Federação Internacional (IITF), pela Confederação Brasileira (CBTM), com o apoio da Federação Paulista e da Secretaria de Esporte de Santos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.