Notícia

Apoio da CBTM e da família garantem o sucesso de Hugo Calderano

Por CBTM

14/08/2013 04h01


Com a medalha de ouro do Aberto do Brasil, termos como revelação e promessa terão de ser aposentados quando o assunto for Hugo Calderano, que na mesma competição superou Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi, os dois principais atletas do país na atualidade segundo o Ranking Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Para conquistar o título em uma decisão inédita, Hugo também conseguiu dar o troco no indiano Soumyajit Ghosh, que foi campeão Sub-21 e no ano passado o eliminou nas oitavas de final. Com vitórias sobre os três favoritos, a expectativa do brasileiro é melhorar a posição na próxima lista. Hugo é o atual nº 260, Cazuo é o 65º, Tsuboi o 82º e Ghosh o 150º colocado.

Foi um resultado histórico obtido na Arena Santos, em um ano que está sendo marcado por conquistas em todas as categorias. Depois de Cazuo Matsumoto ser o primeiro Latino-Americano a vencer uma etapa na Europa, o Aberto da Espanha, com 17 anos Hugo Calderano se tornou o mais jovem campeão do Circuito Mundial promovido pela ITTF desde 1995.

Além de mostrar evolução em termos de organização, considerada impecável, o Brasil comprovou na mesa que não ficou parado no tempo e está se desenvolvendo graças ao profissionalismo com que a modalidade é administrada. No caso de Hugo, o planejamento para participar de treinamentos e competições no exterior e o suporte na inevitável transferência do Fluminense para São Caetano.

O indispensável apoio da família também foi recompensado e o avô materno, Antônio de Araújo Borges, que esse ano se mudou com o neto do Rio de Janeiro para o interior de São Paulo, com certeza viveu um Dia dos Pais inesquecível, assim como Marinho Calderano, o modelo seguido, conselheiro e primeiro preparador físico do agora astro internacional.

O Tênis de Mesa está em festa, mas é preciso manter os pés no chão e o foco. A meta é ter dois jogadores entre os 50 melhores do mundo até os Jogos Olímpicos de 2016. Cazuo e Tsuboi, que estão próximos disso, continuam na luta, mas agora possuem a companhia de um jovem talento carioca que iniciou uma nova era no esporte.   

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?