Por CBTM
O governador Cid Gomes irá assinar, nesta quarta-feira (14), a ordem de serviço para a construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE), na avenida Alberto Craveiro, em frente à Arena Castelão. O empreendimento receberá recursos no valor de R$ 226.868.871,15 do Governo do Estado e Governo Federal.
O projeto tem área total de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída. O equipamento abrigará 26 das 32 modalidades olímpicas e terá três eixos desportivos: educacional, participativo e o de alto-rendimento. O CFOterá ainda passarela para pedestre, que o ligará a Arena Castelão.
O novo Centro abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil - o único retrátil. Ele será multiuso e terá capacidade para 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento). Haverá piscinas (olímpica e de salto ornamentais), campo e pista de atletismo, ginásio para ginástica olímpica e lutas, pistas de skate e BMX, quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro, alojamentos para até 248 atletas e heliporto.
As modalidades esportivas no CFO são atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo, boxe, rugbi, ciclismo, tênis, handbol, taekwondo, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, halterofilismo, vôleibol, hoquei, vôlei de praia, judô, polo aquático, luta, saltos ornamentais.
A construção será realizada pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.