Notícia

Planejamento estratégico domina primeiro dia do VIII Fórum Internacional

Por CBTM

29/08/2013 20h26


Apenas talento não é o suficiente para se construir um campeão. Na era do profissionalismo, o planejamento estratégico e o foco nos detalhes são cada vez mais fundamentais para o sucesso nas principais competições internacionais.

Esse foi o ponto em comum entre algumas das principais palestras do primeiro dia do VIII Fórum Internacional sobre Esportes de Elite, realizado nesta quarta-feira, dia 28, no auditório do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador do evento. Tanto Bernardinho, treinador da seleção masculina brasileira de vôlei, quanto Clive Woodward, ex-diretor do Comitê Olímpico Britânico (BOA), e o americano Michael Johnson, quatro vezes medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, contaram suas experiências e deixaram claro: a obsessão pelos detalhes faz a diferença.

Além deles, Lee Kaplan, chefe da divisão de Medicina do Esporte da Universidade de Miami (EUA), e Tânia Braga, diretora de legado e sustentabilidade do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, participaram do primeiro dia de palestras do fórum.

O evento é realizado a cada dois anos pela Associação de Centros de Treinamento de Alto Rendimento (The Association of Sport Performance Centers – ASPC) e esta é a primeira vez que o mesmo acontece na América do Sul. O objetivo do Fórum é ampliar a troca de conhecimento e experiências sobre o Esporte de Alto Rendimento e a gestão de Centros de Treinamento.

--- Tenho orgulho de ver reunidos aqui alguns dos mais importantes atletas olímpicos da história, como Torben Grael, o Michael Johnson e o Bernardinho. Tenho certeza de que esses ensinamentos passados aqui beneficiarão atletas do mundo inteiro --- disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, na abertura do evento.

A edição 2013 do Fórum reúne cerca de 150 pessoas na sede do COB, representando 39 países. Atualmente, 104 CT´s fazem parte da Associação de Centros de Treinamento de Alto Rendimento (ASPC).

--- Foi por essa importância, e pelo conhecimento transmitido nesse evento, que fomos pedir para trazer o evento para cá. O programa Solidariedade Olímpica, do COI, trouxe integrantes de 11 países, que estão construindo ou desenvolvendo Centros de Treinamento. Os Jogos Olímpicos já estão transformando o Rio, e precisávamos ter esse conhecimento aqui --- afirmou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

O treinador da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, abriu a programação de palestras do Fórum. Um dos mais vitoriosos treinadores do mundo, com seis medalhas olímpicas no currículo, Bernardinho apresentou uma série de exemplos de histórias de sucesso para demonstrar a importância do trabalho em equipe e de uma liderança positiva como chaves para o êxito de suas equipes.

--- Um grande líder não pode permitir transgressões em uma equipe. Tem que tutelar os valores e princípios positivos. É preciso ter transparência, passar confiança e ter proximidade com os atletas. Além disso, é necessário instigar o inconformismo, sempre buscar algo maior --- destacou o brasileiro.

Obstinado e detalhista, Bernardinho confessou que detesta perder. Para manter-se sempre no topo, o treinador defende princípios básicos: trabalho, foco e determinação. E relembrou um lema: “A vontade de se preparar tem de ser a maior do que a de vencer”.

A segunda palestra do primeiro dia foi dada pelo Dr. Lee Kaplan, chefe da divisão de medicina esportiva da Universidade de Miami, um dos centros de referência no mundo. Já tendo acompanhado o trabalho do COB em diversas oportunidades, como nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e Jogos Olímpicos Londres 2012, Kaplan elogiou o trabalho que a entidade vem fazendo nos últimos anos.

--- Nosso principal objetivo na Universidade de Miami é auxiliar os atletas, tanto na prevenção quanto nos tratamentos para recuperação de lesões. Nessa linha, vejo que o COB está fazendo um excelente trabalho, destacando a atuação da equipe do Dr. Grangeiro (João Grangeiro, diretor médico do COB) em Guadalajara e em Londres. Os atletas brasileiros são muito bem atendidos --- declarou Kaplan.

--- Quando o atleta chega a nós em busca de ajuda, precisamos fazer todos os tipos de exames, desde as funções vitais, exames clínicos, laboratoriais e até psicológicos, incluindo diversos departamentos, para atendê-lo da melhor forma possível --- ressaltou.

--- Até a engenharia da música pode ser importante para acelerar o processo de recuperação de um atleta, gradualmente, pois uma determinada sequência sonora, num tablet, serve para marcar o ritmo de uma caminhada ou corrida --- completou Kaplan.

Responsável pelo planejamento esportivo da Grã Bretanha para os Jogos Olímpicos Londres 2012, Clive Woodward abriu a tarde de palestras do VIII Fórum Internacional sobre Esportes de Elite desta quarta-feira, dia 28, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro. Diretor de esportes do Comitê Olímpico Britânico (BOA, em inglês) no último ciclo olímpico, Woodward detalhou as características que considera essenciais para um atleta vitorioso. Estas características, segundo o britânico compõem o DNA de um campeão.

--- O talento sozinho não é suficiente. Nenhum atleta vai vencer só pelo talento. Ele deve ter paixão pelo aprendizado e a ser capaz de captar conhecimento. Ele também deve ser guerreiro e aprender a lidar com a pressão. Só os campeões sabem pensar corretamente sob pressão --- afirmou o ex-treinador da seleção britânica de rúgbi. Para exemplificar a questão da pressão, Woodward mostrou como sua equipe foi campeã do mundo ao vencer a Austrália nos segundo finais da decisão da Copa do Mundo de 2003.

O VIII Fórum Internacional sobre Esportes de Elite prossegue nesta quinta-feira, dia 29 com palestras de: Cláudia Bokel, presidente da Comissão de Atletas do COI e medalhista olímpica; Liz Nichol, chefe-executiva do UK Sports (agência governamental que financia o esporte britânico); John Underwood, consultor de desempenho dos Navy Seals, a principal força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos; Agberto Guimarães, diretor de esportes do Comitê Organizador Rio 2016; Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB, entre outros.

 

As palestras da quinta-feira, 29, também serão transmitidas ao vivo pela Internet, através do site do Comitê Olímpico Brasileiro, pelo link  http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/viii-international-forum-on-elite-sport

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?