Por CBTM
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, terão mais de seis mil participantes, um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O maior evento esportivo estudantil do país será realizado entre 5 e 14 de setembro e reunirá mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, Tênis de Mesa, vôlei e xadrez).
Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.
--- Nosso objetivo com os Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional --- comentou Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB.
Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, acontecem em Belém, de 7 a 16 de novembro.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
mirim de Tênis de Mesa, Bruna Yumi Takahashi de 13 anos de idade, que hoje joga por São Caetano do Sul e estuda na escola Educandário Santo Antonio de Santo André que é pela nona vez campeã estadual das Olimpíadas Escolares na categoria de Tênis de Mesa.
Bruna Yumi Takahashi mora em São Bernardo do Campo, onde o atleta brasileiro Hugo Hoyama treina e mora. Hoje ele é técnico da seleção feminina do Brasil.
Ela estará disputando pela segunda vez a etapa final Brasileira das Olimpíadas Escolares da Juventude que ocorrerá em Natal e está sendo organizado pelo COB, na segunda semana de Setembro tendo grandes chances de ser campeã e garantir sua vaga para o Sul-americano. Ano passado, foi campeã na etapa paulista, estadual e nacional, ganhando o direito de participar da etapa Sul-americana no qual também foi campeã, competindo com garotas mais velhas e experientes.
Na semana passada, houve o campeonato brasileiro em Vitória – ES e também foi campeã na categoria Mirim e também na categoria Infantil (14 a 15 anos), também foi selecionada em 2012 através de um campeonato realizado na Suécia, a participar do time mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). Possui uma rotina diária que é dividida entre a escola e treinos realizado 5 vezes por semana de 3 a 4 horas.
Foi Bi-campeã Sul-americana na categoria mirim (2012 e 2013 conquistando as 4 medalhas de ouros possíveis – Equipe, dupla feminina, dupla mista, individual), Vice-campeã no Latino-americano de 2012 e também campeã na categoria Infantil (2013) entre outras conquistas nacionais.
Participou também do quadro do Faustão em 2012 “De cara com a fera” , entrevistas em campeonatos realizados em 2012 no Mato Grosso do Sul, no Corujão do Esporte e no Esporte Interativo.
A escola Educandário Santo Antônio irá participar este ano com as atletas femininas Bianca Zeber e Bruna Takahashi na modalidade Tênis de Mesa. Neste evento será disputado o torneio individual no qual será selecionado os primeiros colocados para participar do Sul-americano Escolar. Bruna Takahashi é membro da seleção Brasileira Mirim e Infantil. Ano passado, conquistou o Brasileiro escolar e também o Sul-americano escolar e pode realizar o mesmo feito este ano, já que estará disputando com algumas meninas que disputou o campeonato Latino-americano Infantil em Junho deste ano e que foi campeã o torneio.
A escola tem a tradição de manter o Tênis de Mesa como esporte e recebe todo o apoio da direção da mesma. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
STI Esporte