Por CBTM
Com determinação, empenho e persistência, a atleta Francleide Teixeira Bezerra — da Petrobras do Rio Grande do Norte — conquistou a medalha de ouro no Tênis de Mesa dos Jogos Nacionais do Sesi, que na edição deste ano foi no Rio de Janeiro.
Para chegar ao alto do pódio, Francleide enfrentou uma competição acirrada. A primeira partida já prenunciava que não seria fácil ficar entre as primeiras colocadas. A vitória foi por três sets a dois, contra Ana Cleci Celestino, da Itambé, de Minas Gerais.
Na segunda partida, o placar foi adverso. Ela saiu vitoriosa em dois sets, mas a adversária, Denize Terezinha Furtado, dos Correios do Mato Grosso, fez mais pontos em três sets. O resultado inesperado não desaminou Frankleide, que venceu outras três adversárias no torneio, duas por três a zero e uma por três a um.
Disputadas todas as partidas da competição, três atletas tinham vencido quatro dos cinco jogos. Mas a representante da delegação do RN ganhou um maior número de sets, contagem que foi o primeiro critério de desempate, e, com isso, coube a ela o ouro da modalidade de Tênis de Mesa dos Jogos Nacionais.
O primeiro lugar de Francleide é o resultado de uma dedicação de nove anos. Não é tanto tempo assim, considerando que alguns atletas começam a praticar seu esporte favorito na infância. Mas, com entusiasmo e disciplina nos treinamentos da modalidade que escolheu, a funcionária da Petrobras evolui a cada ano. Mesmo quando está “embarcada”, como os trabalhadores do setor de petróleo designam o período nos quais ficam dias seguidos nas plataformas, pratica o Tênis de Mesa com alguns colegas de empresa em horários livres.
O resultado da pratica frequente da atividade esportiva não fica restrito às medalhas conquistadas nos jogos promovidas pelo SESI. Além do reconhecimento obtido com as premiações, ela afirma que tem atingido um preparo físico que lhe permite um desempenho mais produtivo na empresa e uma melhor qualidade de vida. “Ajuda a ter mais disposição, a melhorar a autoestima, a preservar a saúde”, diz.
Conquistas
Além do ouro no tênis de mesa, os atletas que integraram a delegação do RN conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze. Ludyene Clece Siqueira Nascimento foi duas vezes ao pódio: nos 400 e nos 1.500 metros. Nos 400 metros, ela ficou em segundo lugar, com a marca de 1 minuto 06 segundos e 1 décimo. Nos 1.500 metros, coube à atleta o terceiro lugar, com 5 minutos 33 segundos e 2 décimos. Ludyene, que é auxiliar de produção na Guararapes, mantém atividade física regular desde os oito anos, incentivada pela mãe, Anaize Siqueira Nascimento, que também pratica Atletismo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.