Notícia

Técnico Lincon Yasuda participa de Fórum Internacional de Esportes de Elite

Por CBTM

30/08/2013 18h37


O Coordenador Técnico de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda, participou essa semana do Fórum Internacional de Esportes de Elite, uma iniciativa da ASPC, "Association of Sports Perfomance Centers". Nessa oitava edição, o COB foi escolhido para organizar e sediar o evento.

--- Tivemos um evento muito bem realizado, com alto padrão em todas as áreas e com grande presença, principalmente, de administradores de centros de treinamento do mundo todo.

Foram dois dias de palestras bem puxados, do ponto de vista da relação carga horária X volume de informações. Mas, em minha opinião, foi uma excelente oportunidade para conhecer e entender o espírito e a visão de verdadeiros vencedores, pessoas vitoriosas em suas carreiras e com total conhecimento atualizado voltado ao alto rendimento.

Para mim, as apresentações que mais chamaram a atenção, foram aquelas cujo conteúdo foram as experiências de profissionais que tiveram experiências vitoriosas  dentro de suas áreas: Bernardo Rezende, técnico da Seleção Masculina de Volei que falou sobre liderança e construção de um time vencedor, Clive Woodward que falou sobre o DNA de um campeão, John Underwood que falou sobre a alta perfomance humana. Além deles tivemos duas entrevistas:uma com o atual diretor técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira, e com o tetra-campeão olimpico de atletismo, o norte-americano Michael Johnson.

As informações são muito pertinentes e estão muito de acordo com o que pregamos no dia a dia em nossos treinamentos, e nas conversas com os atletas de nossa Seleção. Todos foram unânimes em afirmar que o talento por si só não é suficiente. Para se tornarem campeões, muitos detalhes entram em jogo, muito sacrificio, e somente quem é obstinado pela vitória pode ser bem sucedido nesse âmbito. O talento é apenas um desses detalhes. Pode fazer a diferença se houver paixão, dedicação, rotina saudável e vigor fisico aliados a ele.

Tivemos também uma apresentação do Dr Lee Kaplan sobre a aplicação da Ciência do Esporte em Alta Perfomance, uma apresentação basicamente voltada a médicos, fisiologistas e fisioterapeutas voltados ao esporte. Claudia Bokel, alemã medalha de ouro em esgrima nos Jogos de Atenas 2004, falou sobre a transição de carreira, para atletas que se aproximam da aposentadoria. Explicou a importância de se manter contato com a vida escolar, mesmo que a prioridade seja o esporte, para que tenham um minimo de preparo, para poderem ser inseridos no mercado de trabalho, com o diferencial de suas experiências como atletas. Ela expôs como o COI trabalha e procura difundir esse pensamento aos comitês esportivos de todo o mundo. Por fim, Liz Nichol apresentou o legado dos Jogos Olimpicos de Londres, para seu país, e os objetivos da Grã-Bretanha para Rio-2016.

O Brasil apresentou interessantes palestras sobre a sustentabilidade e legado do Rio-2016, com Tânia Braga, as estratégias e as instalações dos Jogos do Rio-2016, com Agberto Guimarães e Marcus VInicius Freitas. Muito interessante e importante para termos idéia do que está sendo implementado, quais as idéias sobre sustentabilidade e sobre o legado dos Jogos no RIo em 2016.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?