Por CBTM
Os brasileiros Cazuo Matsumoto, Eric Joiti, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Thiago Monteiro estão em Ochsenhausen, na Alemanha, treinando em um dos mais modernos e respeitados clubes do país, tem uma equipe de alto nível formada pelo coreano Ryu Seung Min, o português Tiago Apolonia, o russo Kirili Skachkov e o inglês Liam Pitchford.
O técnico francês Jean-René Mounie acompanha o grupo, que graças ao profissionalismo em termos administrativos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, tem a oportunidade de evoluir com intercâmbios desse tipo e tranquilidade para fazer planos para o futuro se concentrando apenas no esporte. A meta é ter dois atletas no Top 50 do Ranking até 2016.
--- A Seleção masculina está treinando forte em Ochsenhausen. Mesmo sem Ryu Seung Min, campeão Olímpico em 2004, que não voltou ainda, estão trabalhando com parceiros do alto nível como Skatchkov, Gauzy, Kuzmin, Pitchford --- avaliou Jean-René, lembrando que esse é um momento fundamental para construir a base para o próximo ano.
--- Temos período suficiente para fazer mudanças. Cazuo está treinando com mais regularidade do que no passado, precisa melhorar a movimentação, mas está se esforçando muito. O conhecimento dele é interessante, ele pode aproveitar esse período para evoluir seu estilo contra muitos jogadores do circuito mundial que estão aqui --- aposta.
Jean-René elogiou também Gustavo Tsuboi, que se mostra muito dedicado e concentrado nas atividades.
--- Gustavo trabalha forte, com uma parte mais técnica nesse período. A qualidade do foco dele é boa, deve continuar --- orienta.
Com a experiência de quem está há mais de dez anos na Europa, atuando em clubes da Alemanha e França, Thiago Monteiro tem a chance de treinar contra atletas que poderão ser seus adversários.
--- A prioridade do Thiago é de treinar com mais jogadores internacionais e aqui ele pode aproveitar bastante para fazer isso. O nível dele é constante, mas ele não conseguiu alcançar o melhor nível no mês do agosto. Então, o objetivo principal é criar muitas situações, mais perto de um jogo oficial --- explicou o técnico.
Os atletas da nova geração do Tênis de Mesa brasileiro, Eric Jouti e Hugo Calderano, também estão aproveitando ao máximo, apesar de um leve desconforto sentido após o desgaste do Aberto da República Tcheca que impediu Hugo de se dedicar aos treinos.
--- Infelizmente, depois da Tcheca, Hugo teve dor do ombro e precisou descansar, mas espero que ele volte rapidamente. Eric faz o esforço de investir para vir aqui e começou o período do treino mais tarde que outros, mas ele treinou bem. O objetivo principal para ele é descobrir o mundo do alto nível, mas é preciso tempo --- lembrou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.