Por CBTM
Aproximadamente 350 atletas de 16 clubes passaram pelo ginásio de esportes Paulo Yoshihiro Nonomura, de Assaí, durante a 6ª etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, neste domingo.
Anteriormente eles já haviam passado pelas etapas de Cascavel, Campo Mourão, Toledo, Curitiba, Maringá e, agora finalmente, por Assaí, em busca de duas vagas por categoria, garantindo assim participação no Brasileiro de Tênis de Mesa, marcado para Bento Gonçalves (RS), de 30 de outubro a 2 de novembro.
Segundo o técnico Carlos Fujihara, da Sama, apesar de contar com atletas de ponta, a equipe assaiense acabou prejudicada para o Nacional desse ano, em função de não ter participado de duas das seis etapas. Em cada etapa os atletas vão somando pontos ao alcançar até a 8ª colocação por categoria.
O treinamento no tênis de mesa começou basicamente em maio, quando houve a contratação do técnico Fujihara pela prefeitura, que o deixou à disposição do projeto em parceria com a Sama. Ele acredita que o resultado deve ser ainda melhor no próximo ano.
O técnico comenta que, já nesses primeiros meses, já houve algumas revelações. Como atletas de grande potencial ele cita Lucas Miya e Marcel Hayashi que fizeram a última final dos Jogos Intercoloniais. Fujihara lembra ainda que Lucas Miya venceu os Jogos Escolares do Paraná, garantindo vaga para as Olimpíadas Brasileiras, de Belém (PA).
O projeto de tênis de mesa começou com 15 a 20 alunos, e agora já envolve de 50 a 60 crianças e adolescentes, comenta o técnico. Ele relata que a meta é trabalhar com atletas em estágio inicial e também visando o esporte de alto rendimento. Segundo ele, o resultado deve aparecer já no prazo de um a três anos, inclusive nas equipes de base, graças ao apoio e estrutura dada pelo município de Assaí.
A etapa deste domingo contou com a presença do prefeito Luiz Alberto Vicente, do vereador Henrique Sato, do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Luiz Taro Oyama, e de mesatenistas que vem se destacando como Nestor Chaves e Guilherme Evangelista, de Cascavel, Alisson Lourenço, de Londrina, e Guilherme Gondo, de Curitiba.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.