Por CBTM
Com a vitória sobre Gustavo Tsuboi na final do Aberto do Brasil, que aconteceu no mês passado em Santos, Hugo Calderano mostrou que deixou de ser uma promessa e pode ser visto como favorito em todos os eventos que acontecem nas Américas, em qualquer que seja a categoria.
O brasileiro se tornou o mais jovem atleta a conquistar uma etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa e está entre as atrações do Aberto de Jovens do Brasil, que será disputado entre os dias 11 e 15 desse mês, no ginásio do Cefan, no Rio de Janeiro.
Além do Brasil, que será representado por 38 atletas, estão confirmadas as presenças de competidores da Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China Taipei, Estados Unidos, Hong Kong, Israel, País de Gales, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Tcheca, Singapura, Uruguai.
Assim como vem recebendo muitos elogios dos especialistas, Hugo também serve de inspiração para uma geração mais nova ainda. Embora tenha um longo caminho a percorrer até atingir o sucesso, o brasileiro mostra a cada dia que está na direção certa e já ganhou fama internacional.
Em um esporte de astros e ídolos chineses, o brasileiro ganha espaço a cada dia e já se tornou famoso. Primeiro colocado do Ranking do Circuito Mundial juvenil em 2012, Hugo Calderano é reconhecido por todos mesmo em competições distantes como na Índia e no Egito, ou em países da Europa.
--- Vejo que hoje não sou conhecido apenas no Brasil, mas também fora. Isso acaba sendo ruim. Seria melhor se ninguém me conhecesse, assim eu poderia surpreender --- brinca o atleta, que começou a carreira no Fluminense e atualmente treina com a Seleção Brasileira em São Caetano.
O talento de Hugo Calderano é indiscutível, mas é preciso levar em conta os investimentos que estão sendo feitos na carreira dele pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, com treinamentos no exterior e participações em etapas do Circuito Mundial, o que antigamente não era tão frequente.
Para sonhar com uma medalha nos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil precisa ter dois jogadores entre os cinquenta do Ranking Mundial. A evolução de Hugo Calderano aumenta as esperanças na superação dessa meta, pois o país já possui Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi no Top 100.
Faltam apenas nove dias para o Aberto de Jovens do Brasil e os apaixonados por Tênis de Mesa não podem perder essa chance de ver em ação Hugo Calderano e talentos da nova geração como Eric Jouti, Vitor Ishiy, Rafael Torino, Isaac Zauli, entre outros. A entrada é franca e o evento começa às 9 horas.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.