Por CBTM
Em contrapartida ao relatório que mostrou a preocupação da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) com os atrasos, Nawal el-Moutawakel, líder do grupo, afirmou nesta segunda-feira que o Comitê Rio-2016 avançou nas últimas semanas na preparação para os próximos Jogos Olímpicos. Os representantes da entidade estão na cidade para mais uma visita de inspeção. As reuniões começaram no domingo e terminam no fim do dia.
--- Nós começamos a última reunião em fevereiro de 2013 indicando que havia 181 quintas-feiras até o início dos Jogos em agosto de 2016. Hoje, só temos mais 152 duas quintas-feiras até os Jogos e, como eu gosto de repetir, o relógio não para. Durante as reuniões com o comitê organizador ontem (domingo), tornou-se claro que muito foi conquistado nas últimas semanas em várias áreas diferentes. A recente reunião das emissoras, a World Broadcast Briefing, trouxe muito conforto. O avanço do plano diretor em temas críticos como esporte, tecnologia, segurança e outros temas é muito positivo --- garantiu Nawal.
No relatório divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o COI classificou os 44 capítulos da preparação do Rio em três cores diferentes: verde, para áreas em dia; amarelo, para as que apresentam preocupação; e vermelho para as que já estão comprometidas. A maior dúvida é em relação às instalações esportivas. Segundo a entidade, os locais de competições ainda não foram 100% confirmados. O COI reclama das constantes mudanças de plano dos organizadores.
--- Ainda existem muitas e frequentes mudanças de locais ou incertezas sobre a localização e especificações das instalações --- teria sido escrito no relatório. Sobre Deodoro, o pedido foi de "urgência máxima" no planejamento, nas licitações e na construção do local. Segundo o cronograma indicado no documento, o projeto de Deodoro deveria estar pronto em maio de 2012. Mas o novo prazo é novembro de 2013.
No breve discurso de abertura dos trabalhos no Rio nesta segunda-feira, porém, Nawal fez questão de ressaltar que já foi possível notar avanços desde a última avaliação feita pela entidade. A última visita de inspeção do grupo à cidade foi em fevereiro deste ano.
--- O contexto social e político também avançou de forma substancial. O fato de o COI e o Comitê Rio-2016 terem concentrado no legado dos Jogos levou a várias decisões e modificou algumas decisões que foram feitas nos últimos anos. Vamos continuar a trabalhar juntos para assegurar que o legado dos Jogos do Rio seja o mais forte possível. As conversas de ontem cobriram uma vasta gama de temas e podemos já observar que nível de detalhamento dos planos está ficando cada vez mais refinado. Isto significa também que os principais problemas a serem endereçados podem ser identificados com mais facilidade.
As reuniões desta segunda-feira também contarão com a participação de representantes dos três níveis de governo. O prefeito Eduardo Paes, governador Sérgio Cabral e o ministro dos Esportes Aldo Rebelo participaram da cerimônia de abertura, nesta manhã. Estão programadas para o segundo e último dia de trabalho a discussão sobre temas que preocupam o COI.
--- Hoje, em nossa agenda, temos temas muito importantes para discutir: construção, transporte, acomodações, vistos de trabalho, licenças e autorizações. A comissão e eu estamos ansiosos para ouvir a todos, ver todos os relatórios e conversar sobre os temas ao longo do dia - disse Nawal.
No domingo, o presidente do Comitê Rio-2016 Carlos Arthur Nuzman e o prefeito Eduardo Paes minimizaram o relatório do COI, que colocou em risco os próximos Jogos Olímpicos. Os dois ressaltaram que trata-se apenas de um material interno de trabalho e que as observações feitas pela entidade são de conhecimento do Rio.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.