Notícia

Em visita de inspeção ao Rio, COI elogia, mas alerta: 'O relógio não para'

Por CBTM

02/09/2013 20h46


Gilbert Felli e Sérgio Cabral na reunião do COI Rio de Janeiro (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)Em contrapartida ao relatório que mostrou a preocupação da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) com os atrasos, Nawal el-Moutawakel, líder do grupo, afirmou nesta segunda-feira que o Comitê Rio-2016 avançou nas últimas semanas na preparação para os próximos Jogos Olímpicos. Os representantes da entidade estão na cidade para mais uma visita de inspeção. As reuniões começaram no domingo e terminam no fim do dia.

--- Nós começamos a última reunião em fevereiro de 2013 indicando que havia 181 quintas-feiras até o início dos Jogos em agosto de 2016. Hoje, só temos mais 152 duas quintas-feiras até os Jogos e, como eu gosto de repetir, o relógio não para. Durante as reuniões com o comitê organizador ontem (domingo), tornou-se claro que muito foi conquistado nas últimas semanas em várias áreas diferentes. A recente reunião das emissoras, a World Broadcast Briefing, trouxe muito conforto. O avanço do plano diretor em temas críticos como esporte, tecnologia, segurança e outros temas é muito positivo --- garantiu Nawal.

No relatório divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o COI classificou os 44 capítulos da preparação do Rio em três cores diferentes: verde, para áreas em dia; amarelo, para as que apresentam preocupação; e vermelho para as que já estão comprometidas. A maior dúvida é em relação às instalações esportivas. Segundo a entidade, os locais de competições ainda não foram 100% confirmados. O COI reclama das constantes mudanças de plano dos organizadores.

--- Ainda existem muitas e frequentes mudanças de locais ou incertezas sobre a localização e especificações das instalações --- teria sido escrito no relatório. Sobre Deodoro, o pedido foi de "urgência máxima" no planejamento, nas licitações e na construção do local. Segundo o cronograma indicado no documento, o projeto de Deodoro deveria estar pronto em maio de 2012. Mas o novo prazo é novembro de 2013. 

No breve discurso de abertura dos trabalhos no Rio nesta segunda-feira, porém, Nawal fez questão de ressaltar que já foi possível notar avanços desde a última avaliação feita pela entidade. A última visita de inspeção do grupo à cidade foi em fevereiro deste ano.

--- O contexto social e político também avançou de forma substancial. O fato de o COI e o Comitê Rio-2016 terem concentrado no legado dos Jogos levou a várias decisões e modificou algumas decisões que foram feitas nos últimos anos. Vamos continuar a trabalhar juntos para assegurar que o legado dos Jogos do Rio seja o mais forte possível. As conversas de ontem cobriram uma vasta gama de temas e podemos já observar que nível de detalhamento dos planos está ficando cada vez mais refinado. Isto significa também que os principais problemas a serem endereçados podem ser identificados com mais facilidade.

As reuniões desta segunda-feira também contarão com a participação de representantes dos três níveis de governo. O prefeito Eduardo Paes, governador Sérgio Cabral e o ministro dos Esportes Aldo Rebelo participaram da cerimônia de abertura, nesta manhã. Estão programadas para o segundo e último dia de trabalho a discussão sobre temas que preocupam o COI.

--- Hoje, em nossa agenda, temos temas muito importantes para discutir: construção, transporte, acomodações, vistos de trabalho, licenças e autorizações. A comissão e eu estamos ansiosos para ouvir a todos, ver todos os relatórios e conversar sobre os temas ao longo do dia - disse Nawal.

No domingo, o presidente do Comitê Rio-2016 Carlos Arthur Nuzman e o prefeito Eduardo Paes minimizaram o relatório do COI, que colocou em risco os próximos Jogos Olímpicos. Os dois ressaltaram que trata-se apenas de um material interno de trabalho e que as observações feitas pela entidade são de conhecimento do Rio.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?